Vacina contra a Influenza está disponível para 10 públicos; fique atento

14 de junho de 2021

A Prefeitura de Santana reforça que está ocorrendo a terceira fase da campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe) e que os públicos podem tomar a vacina em uma das 12 unidades de saúde do município. Podem procurar os pontos de vacinação, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, que atuam nas forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade. Nesta etapa, a vacina também está sendo aplicada na população privada de liberdade e ainda, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, destaca que o objetivo da campanha contra a Influenza é proteger os grupos mais vulneráveis e evitar as complicações e óbitos pela doença. “É preciso imunizar para evitar a transmissão da gripe e diminuir o risco de internações e mortes pela doença. A prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o coronavírus”, lembra.

A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários, procurem se vacinar antes contra a Covid-19, e após 14 dias, com todas as doses em dia, podem tomar a vacina da gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta em menos de 28 dias não podem tomar a vacina contra a influenza.

De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (14), apenas 10.124 doses haviam sido aplicadas desde o início da campanha. O número corresponde a 24,3% de todo o público que deverá se vacinar contra Influenza.

Nas duas primeiras etapas da campanha, foram vacinadas 2.039 pessoas acima dos 60 anos, 321 professores, 5.886 crianças de seis meses até 5 anos, 827 gestantes e 177 puérperas (até 45 dias após o parto) e 356 trabalhadores da saúde. Mas, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das etapas anteriores, e que por algum motivo não receberam a vacina influenza, ainda podem buscar as unidades de saúde para se imunizar.

Veja o horário da sala de vacina da Unidade de Saúde mais próxima:

UBS Ilha de Santana – 7h30 às 12h / 13h às 17h

UBS Antônio Serieiro – 8h às 12h / 14h às 17h