Unidades Básicas de Saúde recebem equipamentos de informática para ampliação do Prontuário Eletrônico Cidadão

2 de novembro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura de Santana.

Na manhã desta terça-feira, 01, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de 494 equipamentos para a implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas, tendo como objetivo simplificar a autenticação dos usuários no sistema.

O prefeito, Bala Rocha, fala da portaria adquirida através do Ministério da Saúde, de 847 mil reais que viabilizou a compra dos equipamentos: “São aproximadamente 500 equipamentos de informática para serem usados nas Policlínicas e UBS, visando o avanço no controle da informação dos pacientes, de medicamento, insumos, vacinas e informações gerais de todo o sistema municipal de saúde, funcionando também para aprimorar o SUS no município.”

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura de Santana.

O PEC informatiza as informações clínicas e administrativas dos pacientes da Atenção Primária à Saúde, otimizando o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. Em janeiro de 2021, no início da gestão foi realizada a adesão do sistema no município, cadastrando somente as salas de vacinas, agora com os novos equipamentos, foi desenvolvido um servidor, na qual todas as informações dos cidadãos de Santana, que foram cadastradas pelos agentes comunitários de saúde, serão aplicadas neste sistema e todas as Policlínicas e UBS terão acesso a estes dados.

“O PEC hoje no município de Santana é realidade, esses equipamentos possibilitam que a gente tenha acesso as informações digitais de 100% de todos os atendimentos em nossas unidades, todo esse fluxo permitirá um prontuário mais preciso do nosso usuário. Essas informações também entraram para o sistema, alimentando o Ministério da Saúde, retornando em forma de recursos, para que a gente possa realizar ainda mais investimentos na Saúde”, disse a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura de Santana.

Os equipamentos serão distribuídos primeiramente nas Policlínicas Alberto Lima e Maria Tadeu Aguiar e posteriormente em nove Unidades Básicas de Saúde: UBS Piçarreira, UBS Parque das Laranjeiras, UBS Ilha de Santana, UBS Iacy Alcântara, UBS Igarapé da Fortaleza, UBS Floriano Rego, UBS Elesbão, UBS Antonio Serieiro e UBS Anauerapucu.

“Quando um paciente for atendido em uma das Unidades, será preciso digitar somente o CPF e todas as suas informações clínicas já estarão lá, reduzindo o tempo de espera e o uso de papéis na UBS, como por exemplo, se houver uma prescrição médica de um medicamento, a informação vai diretamente para a farmácia, gerando um sistema totalmente informatizado”, disse o chefe de informações da Secretaria de Saúde de Santana, Edson Leandro.

Foram entregues 494 equipamentos, divididos entre:

147 unidades – Nobreak 1220 VA;
150 unidades – Computadores completos;
165 unidades – Placas de rede Wireless;
22 unidades – Repetidor wireless de 300Mbps;
10 unidades – Caixa de cabo rede UTP CAT5e.

Ívina Oliveira
Secretária Municipal de Saúde – SEMSA