Unidade Sentinela atende 24h exclusivamente pacientes suspeitos da Covid-19

17 de março de 2021

A Unidade Sentinela Covid-19 foi totalmente equipada para concentrar os primeiros atendimentos à pessoas com sintomas e suspeitas de infecção pelo coronavírus, no município de Santana. O espaço tem um protocolo específico para proporcionar maior agilidade ao atendimento e segurança aos profissionais de saúde em contato com os pacientes.

A unidade atende 24 horas e dispõe de uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem, todos devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para realizar o atendimento, acolhimento e referenciamento dos pacientes.

O atendimento ocorre com acolhimento simultâneo em duas salas de triagem. A unidade conta com sala de estabilização, equipada com dois leitos, monitor cardíaco, desfibrilador e respirador mecânico, além de salas de observação e regulação, com poltronas e leitos para acomodação de pacientes.

A unidade possui um laboratório que funciona 24 horas, com a coleta de testes rápidos que identificam se o paciente já teve contato com o coronavírus (Sars-Cov-2) ou se já contraiu a doença. Com a oferta de teste rápido de antígeno, que pode ser feito a partir do primeiro dia de sintomas, e ainda, os exames RT-PCR, hemograma, troponina e PCR,  necessários para a conclusão do diagnóstico da covid-19.

Após a devida avaliação médica e testagem para o diagnóstico da covid-19, o paciente recebe o kit para o tratamento da doença. Medicamentos como ivermectina, azitromicina, paracetamol, hidrocortisona, dexametasona, ambroxol, sabutamo, dexclofeniramina e ceftriaxona, podem ser encontrados na unidade.

Importante lembrar que a Unidade Sentinela não funcionará com internação de pacientes.  Em casos de pacientes que derem entrada na unidade e apresentarem baixa de saturação, a equipe fará o acompanhamento humanizado, com a estabilização e referenciamento do paciente para transferência, sempre após avaliação e solicitação médica.

A Unidade Sentinela Covid-19 funciona na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, localizada na rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, esquina com a avenida Castelo Branco, no bairro Paraíso.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 17 de março de 2021