Unidade Sentinela amplia horário até 0h para atender casos de síndrome gripal

4 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, estendeu o horário de funcionamento da Unidade Sentinela Covid-19, como estratégia para ampliar o atendimento a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal. A unidade funciona de segunda-feira a domingo, das 7h à 0h.

Nas últimas semanas, a procura pelo atendimento na Unidade Sentinela aumentou 100% e está relacionada ao número de casos de gripe na região. No último dia 28 de dezembro de 2021, a unidade registrou 201 atendimentos, destes, dois foram confirmados para Covid-19, através de exame de teste rápido tipo antígeno.

Pessoas que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal devem procurar atendimento na unidade de referência. “Pacientes apresentando sintomas de síndrome gripal, como febre alta, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza e em alguns casos, falta de ar – sintomas semelhantes aos da Covid-19, devem se dirigir à Unidade Sentinela”, explica o clínico geral Dr. Marison Campos.

O protocolo de atendimento recomenda que esses pacientes sejam testados primeiro para o coronavírus, se o resultado for negativo, os pacientes recebem orientações e tratamento sintomático. Já os pacientes com alguma complicação de saúde e que apresentem sinais de gravidade, conforme avaliação médica, são encaminhados para a rede de urgência do município.

Covid-19

A Unidade Sentinela permanece realizando atendimento de pacientes com suspeita de covid-19, com triagem, consulta médica, exames de RTPCR, teste rápido IGG/IGM e antígeno, sala de observação e estabilização de pacientes graves, até que sejam transferidos para Unidades de referência. Além da dispensação de medicamento básico para tratamento da doença para casos positivos.

A unidade está localizada na rua Juscelino Kubitscheck, esquina com a avenida Castelo Branco, nº 1946, bairro Paraíso.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 4 de janeiro de 2022