Tradição: 45 anos do Bloco das Piranhas

23 de fevereiro de 2023

E ao som de muitas marchinhas de carnaval, que o maior bloco de rua de Santana percorreu os 04 quilômetros até chegar na Avenida Santana. Cerca de 15 mil brincantes se divertiram com segurança.
O bloco das Piranhas este ano completa seus 45 anos de tradição e cultura santanense.
Segundo o Presidente do bloco, Fabio Guru, além da passagem do bloco nas ruas e avenidas de Santana a programação também conta com o futebol à fantasia dos casados e solteiros que em campo se transformam em bonecas e dondocas. Uma brincadeira onde os homens se vestem de mulheres.
“Estamos felizes em estar confraternizando mais um ano aqui. Passamos por uma pandemia que devastou lares, tivemos perdas de brincantes e hoje podemos dizer que a realização deste evento é de certa forma uma homenagem aos que partiram. Agradecemos também o apoio da Prefeitura de Santana que sempre valoriza a cultura local”, disse Guru.
A família Top Amapá também veio prestigiar este momento. Natural do Pará, Lielza Santt diz que já se sente santanense da gema.
“Viemos há muitos anos do Pará para cá, somos desta terra de coração, e hoje mais uma vez venho com minha família participar desta festa tão linda que é o carnaval”, afirmou Santt.
O Prefeito da cidade Bala Rocha fez questão de prestigiar o Bloco das Piranhas.” Quero participar de todos os momentos deste carnaval em Santana. Ficamos dois anos sem ter esta festa linda devido à pandemia; mas hoje estamos aqui confraternizando de forma respeitosa e claro, gerando economia para nossa cidade”, enfatizou o prefeito.
História
Em 1978 surgia o Bloco das Piranhas. Criado de forma familiar entre amigos do Vila Amazonas. De um lado os homens se vestiam de mulheres, e as mulheres de homens. E assim, desfilavam pelas ruas do bairro. Neste ano de 2023 o maior Bloco de rua de Santana completa seus 45 anos de criação e festejo.
Ascom Prefeitura de Santana
Keila Góes