Prefeitura Municipal de Santana

Testagem para detecção de covid-19 está disponível na rede pública do município de Santana

20 de janeiro de 2024

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado a testagem para a detecção da Covid-19, em Santana, após o aumento do número de casos nos últimos dias. Com a nova onda confirmada, associada ao período sazonal de chuvas, esse trabalho é essencial para monitorar o cenário epidemiológico e acompanhar a transmissão do vírus.

Acompanhando de perto esse movimento de busca pelo serviço, a Secretaria Municipal de Saúde tem ofertado nas unidades de saúde Maria Tadeu, Alberto Lima e Antônio Serieiro, o teste de antígeno, que possui mais de 93% de sensibilidade para o diagnóstico da Covid-19. O método ocorre de forma simples, prática e rápida. É coletada amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos. Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, o paciente é encaminhado para o acompanhamento médico e orientado a iniciar o isolamento domiciliar.

Nos locais, são realizadas triagens com profissionais de saúde, a medida facilita o encaminhamento adequado dos pacientes tanto para o isolamento domiciliar quanto para o acompanhamento médico.“Procurar a testagem nos postos de saúde garante um fácil atendimento à população. Nos últimos dias, tivemos um aumento considerável de atendimentos a pessoas que buscavam realizar a testagem. Por isso fazemos este apelo, para que os interessados em fazer a testagem procurem os locais que estão realizando o serviço”, afirmou Ithiara Madureira , secretária de saúde.

CONFIRA AS UNIDADES QUE OFERTAM A TESTAGEM RÁPIDA:

• Policlínica Alberto Lima – Av. Manoel Moura de Carvalho, 13, Bairro Daniel
• Policlínica Maria Tadeu Aguiar – Av. Castelo Branco, 530, bairro Paraíso
Horário: das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira

• UBS Antônio Serieiro – Av. Maria Colares, 796, bairro Nova Brasília
Horário: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira

Para fazer o teste rápido da Covid-19, a pessoa deve apresentar documentos pessoais e cartão SUS.

 

Eliane Vidal

ASCOM

Secretaria Municipal de Saúde

Última modificação: 20 de janeiro de 2024

Comments are closed.