STTRANS e demais órgãos de segurança viária promovem encerramento do Maio Amarelo em Santana

7 de junho de 2022

A programação incluiu uma simulação de trânsito em via pública.
Aconteceu nesta terça-feira, 7, na Praça do Fórum, a finalização do movimento internacional que fundamenta a valorização e a preservação da vida mediante a educação no trânsito.
Este ano, a temática Juntos Salvamos Vidas contou com a participação de diversos órgãos de segurança pública, que atuaram em parceria, durante todo o mês de Maio, com várias programações, a exemplo de blitz educativas e repressivas, educação de trânsito em escolas da rede pública de ensino, oferta de cursos e workshops, dentre outros. Tudo isto para alcançar um bem comum, resguardar vidas no trânsito.

Encerramento da campanha Maio Amarelo em Santana, com a participação de todos os órgãos de segurança pública e saúde. Foto: Crisyano Mendes – Acervo PMS.

A diretora da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS), Fábia Sena, explica que o evento contou com a participação de todas as instituições de segurança pública e da saúde:
“Hoje estivemos aqui para encerrar as atividades do Maio Amarelo e realizamos uma simulação de acidente de trânsito envolvendo todos os órgãos da saúde e segurança pública. Além disso, também distribuímos camisetas, bonés e os dispositivos refletores para as bicicletas”, esclarece a diretora.

Equipe do SAMU em ação no atendimento pré-hospitalar. Foto: Crisyano Mendes – Acervo PMS.

A programação, planejada com o intuito de despertar a atenção da comunidade, o Grupo Tático Aéreo do Amapá (GTA) realizou um pouso de helicóptero. Houve ainda, a simulação de acidente envolvendo um automóvel de passeio, uma
motocicleta e um terceiro veículo do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santana, que atuou na contenção de um princípio de incêndio. E o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez um  atendimento pré-hospitalar nas vítimas. A STTRANS atuou no isolamento da área para que os demais órgãos executassem suas respectivas tarefas.

Participação do Grupo Tático Aéreo do Amapá (GTA). Foto: Crisyano Mendes – Acervo PMS.

Adílio Costa, coordenador do Núcleo de Educação em Urgências conta como funciona o trabalho do SAMU em atendimentos pré-hospitalares (APH) com vítimas de acidentes de trânsito.
“Neste cenário fictício nós tivemos a presença de pacientes com e sem fraturas. E equipe se colocou à disposição para fazer estes atendimentos. Esta é uma forma que nós temos de mostrar à população como é feito nosso trabalho e como acionar um atendimento através do 192. Mas é importante lembrar que essa atividade funciona como um alerta à sociedade, para que ela atue de forma preventiva. Mas é claro que sempre que houver necessidade, estaremos à disposição para prestar este socorro”, pontua o coordenador.

Equipe do 5° Grupamento de Bombeiros Militares.

Todos os veículos de trânsito disponibilizados para a simulação foram cedidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (DETRAN – AP). Em declaração para a Prefeitura de Santana, Nélio Silva, representante do órgão mencionado no município de Santana:
“Hoje nós tivemos um simulado de acidente de trânsito, para que a gente possa mostrar para a comunidade a importância da segurança no trânsito. Nós tivemos também um atendimento pré-hospitalar com a equipe do SAMU e do Corpo de Bombeiros, com a participação do GTA. E essa integração mostra a importância das equipes estarem de prontidão para poder servir à comunidade de maneira eficaz. Portanto, fechamos o Maio Amarelo com chave de ouro, e nós conseguimos seguir um calendário de ações e percorrer todos os municípios do Amapá, mostrando a importância desta temática a para todos”, conclui o representante o DETRAN – AP.

Equipe da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS)

Estiveram envolvidos na programação: STTRANS; DETRAN – AP; Corpo de Bombeiros de Santana; GTA – AP; DTTMAZA; CTMAC; CIRETRAN Santana; 4° Batalhão da Polícia Militar; BPTRAN; BPRE; IMTRANS; PRF – AP e SEST SENAT.
Contato
Luana Silveira – Assessora de Comunicação da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana.

Última modificação: 7 de junho de 2022