Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.
Nesta quinta-feira, 08 de setembro, a Prefeitura de Santana, através das Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Juventude e de Assistência à Mulher, e em parceria com a ONG Carlos Daniel, prosseguiu sua programação de Setembro: “Valorizando a Vida e a Inclusão Social”, dessa vez, mais voltada ao eixo Setembro Dourado: Conscientização sobre o Câncer Infantojunevil. O evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, iniciando às 08 horas da manhã, e continuando à tarde, a partir das 14 horas.
O palestrante é o Doutor Jairo Cartum, médico oncopediatra, com mestrado e doutorado em medicina (oncologia pediátrica), portador de um currículo extraordinário, que veio do estado de São Paulo exclusivamente para participar de dois dias de debates. O primeiro dia é dedicado aos profissionais da saúde que compõem o quadro da Atenção Primário do Município. As temáticas abordadas serão Câncer infantojuvenil: o desafio da cura, Modalidades terapêuticas no tratamento do câncer infantojuvenil, Neoplasias malignas pediátricas, e Sinais e sintomas do câncer Infantojuvenil. O segundo dia será realizado na Escola Estadual Augusto Antunes, localizada na Rua Pedro Salvador Diniz, 1631, bairro Nova Brasília, em Santana. A programação será aberta ao público, iniciando às 08 horas.
Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.
A Vice Prefeita Isabel Nogueira fala da necessidade dos trabalhadores participarem das programações realizadas no mês de setembro: “Esse é um mês com três causas muito importantes, uma dedicada ao setembro amarelo que faz alusão ao suicídio e a depressão, outra que é o setembro verde que fala sobre a inclusão social das pessoas com deficiência, e o setembro dourado, que debate o câncer infantojuvenil. É preciso que quem esteja na gestão pública seja sensível e entenda que todos nós somos servidores, nós viemos para servir a população”, disse,
Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.
A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, fala da importância dessas palestras para aprimorar o atendimento de ponta: “São temas importantes que precisam ser debatidos, discutidos, para que, posteriormente, nós, como profissionais da saúde, possamos acolher as pessoas de maneira correta, trazer a prevenção de forma efetiva, e identificar e realizar esse fluxo de acompanhamento e diagnóstico de forma caprichada”, expressou.
“Nós como profissionais da Atenção Básica ou da Equipe Estratégia Saúde da Família, que realizamos o atendimento para as nossas crianças, temos a obrigação de dispor de uma atenção maior, no que diz respeito a detectar possíveis diagnósticos. Então, capacitações como essas nos dá ensinamentos para aprimorar o atendimento”, disse a enfermeira Naira Souza, atuante na equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Ilha de Santana.
Ívina Oliveira
Assessora de Comunicação
Secretaria Municipal de Saúde
Last modified: 8 de setembro de 2022