Setembro Dourado: Prefeitura de Santana recebe médico renomado para ministrar palestras aos profissionais da saúde

8 de setembro de 2022

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Nesta quinta-feira, 08 de setembro, a Prefeitura de Santana, através das Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Juventude e de Assistência à Mulher, e em parceria com a ONG Carlos Daniel, prosseguiu sua programação de Setembro: “Valorizando a Vida e a Inclusão Social”, dessa vez, mais voltada ao eixo Setembro Dourado: Conscientização sobre o Câncer Infantojunevil. O evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, iniciando às 08 horas da manhã, e continuando à tarde, a partir das 14 horas.

O palestrante é o Doutor Jairo Cartum, médico oncopediatra, com mestrado e doutorado em medicina (oncologia pediátrica), portador de um currículo extraordinário, que veio do estado de São Paulo exclusivamente para participar de dois dias de debates. O primeiro dia é dedicado aos profissionais da saúde que compõem o quadro da Atenção Primário do Município. As temáticas abordadas serão Câncer infantojuvenil: o desafio da cura, Modalidades terapêuticas no tratamento do câncer infantojuvenil, Neoplasias malignas pediátricas, e Sinais e sintomas do câncer Infantojuvenil. O segundo dia será realizado na Escola Estadual Augusto Antunes, localizada na Rua Pedro Salvador Diniz, 1631, bairro Nova Brasília, em Santana. A programação será aberta ao público, iniciando às 08 horas.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

A Vice Prefeita Isabel Nogueira fala da necessidade dos trabalhadores participarem das programações realizadas no mês de setembro: “Esse é um mês com três causas muito importantes, uma dedicada ao setembro amarelo que faz alusão ao suicídio e a depressão, outra que é o setembro verde que fala sobre a inclusão social das pessoas com deficiência, e o setembro dourado, que debate o câncer infantojuvenil. É preciso que quem esteja na gestão pública seja sensível e entenda que todos nós somos servidores, nós viemos para servir a população”, disse,

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, fala da importância dessas palestras para aprimorar o atendimento de ponta: “São temas importantes que precisam ser debatidos, discutidos, para que, posteriormente, nós, como profissionais da saúde, possamos acolher as pessoas de maneira correta, trazer a prevenção de forma efetiva, e identificar e realizar esse fluxo de acompanhamento e diagnóstico de forma caprichada”, expressou.
“Nós como profissionais da Atenção Básica ou da Equipe Estratégia Saúde da Família, que realizamos o atendimento para as nossas crianças, temos a obrigação de dispor de uma atenção maior, no que diz respeito a detectar possíveis diagnósticos. Então, capacitações como essas nos dá ensinamentos para aprimorar o atendimento”, disse a enfermeira Naira Souza, atuante na equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Ilha de Santana.
Para quem desejar participar da capacitação que acontecerá no dia 09 de setembro, realizada na Escola Augusto Antunes, no horário das 08 horas, é necessário se inscrever no link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQRKuvqUbCYXU8AfspIZckPB7xCBa6fijb_Igi70uUN6OLEw/viewform?usp=sf_link
Ívina Oliveira
Assessora de Comunicação