Servidora da prefeitura de Santana recebe decreto de aposentadoria e homenagens

24 de janeiro de 2023

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

O momento foi em comemoração ao centenário da previdência social no país.

Na manhã desta terça-feira, 24 de janeiro, o prefeito de Santana, recebeu em seu gabinete, Heida de Fátima Farias dos Santos da silva, para a entrega do decreto de aposentadoria voluntaria por tempo de contribuição com proventos integrais, à servidora, que prestou serviços para a prefeitura durante 36 anos. O prefeito Sebastião Bala Rocha, lembrou da criação da lei que garante a aposentadoria e destacou a importância desse momento para os servidores.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

“Há cem anos, as autoridades da época não poderiam fazer o que estou fazendo aqui, entregando a placa e o decreto de aposentadoria para a dona Heida de Fátima, que com 33 anos de servidora, hoje ela vai para casa com a sua aposentadoria garantida pela Prefeitura Municipal de Santana, graças à lei Eloy Chaves, que surgiu em 1923, no governo de Artur Bernardes. Estamos aqui felizes com a segurança alimentar, segurança saúde, porque a aposentadoria significa isso para um servidor.” disse o prefeito.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A agora aposentada Heida de Fátima, agradeceu o reconhecimento ao servidor e disse estar muito feliz com a homenagem prestada.

“Eu só tenho a agradecer a todos, principalmente ao prefeito Bala Rocha, que preparou essa homenagem, isso mostra que ele valoriza o servidor público de Santana, eu tenho 33 anos de prefeitura, para mim foi um orgulho poder prestar serviço durante todo esse período aqui. Estou muito feliz com a homenagem.” Destacou Heida de Fátima.

Esse momento no gabinete, marca o centenário da previdência social no país, no dia 24 de janeiro de 2023, a Previdência Social brasileira completa 100 anos. O marco da legislação previdenciária no Brasil foi a Lei Eloy Chaves, de 1923, que criou as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAP), inicialmente voltadas apenas a trabalhadores de empresas de estradas de ferro. Eloy Chaves se inspirou em Otto Von Bismarck, que instituiu a Previdência Alemã de 1883. Nesses 100 anos, a Previdência Social consolidou-se como um dos modelos de proteção mais completos do mundo e conquistou avanços e inovações. Atualmente, paga mais de 37 milhões de benefícios.

Para o diretor presidente da Santana Previdência, Ruzo de Jesus Pontes da Silva,

“Nosso interesse é valorizar o servidor, sobre tudo pela sua dedicação em face da comunidade, mas demonstrar claramente a importância da contribuição mensal que ele faz, que a princípio parece que sai do bolso dele e ele perde aquele recuso, mas de fato ele está fazendo uma poupança, aonde ele vai poder usufruir desses recursos depois da contribuição de acordo com a regra à que foi aplicada.” enfatizou, Ruzo de Jesus.

Éden Pacheco | Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 24 de janeiro de 2023