Semop e Defesa Civil de Santana unem forças para combater alagamentos

23 de abril de 2022

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop) e a Defesa Civil do  município de Santana entraram em alerta total, devido à chuva forte que caiu na cidade na noite de quinta-feira. O trabalho integrado visa proteger a população, evitar danos e alagamentos em pontos de risco.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Santana, Koroca de Jesus, declara que o lixo é apontado como o principal responsável pelos pontos de alagamento, registrados no período chuvoso. Ele alerta para o descarte adequado de resíduos, para não obstruir as vias e os canais da cidade. “Toda ajuda é bem-vinda, a população precisa fazer o descarte adequado de resíduos para não obstruir os canais e as vias”, disse Koroca.

Conforme o secretário de obras da Semop, Anderson Almeida, mesmo com os esforços das equipes de limpeza, o descaso de alguns moradores compromete o bem-estar e a segurança de todos. “Já estamos de plantão e vamos continuar assim no fim de semana, mas precisamos do apoio da população. Temos uma programação diária de limpeza de rios e canais, mas esse trabalho pode ser facilitado em parceria com a população”, ressaltou Anderson.

A desobstrução das vias, bueiros, tubulações, caixas de distribuição e leito de canais é feita diariamente pelas equipes de limpeza urbana

Transtornos

Quem joga papel no chão, plástico, garrafas pet ou se utiliza da janela do carro como lixeira contribui para o problema. O lixo jogado nas ruas e calçadas, com as enxurradas, acaba indo para os bueiros, caindo nas galerias, causando o entupimento e evitando o escoamento das águas pluviais. O resultado é sempre o mesmo, o entupimento das galerias e o alagamento do local, causando transtorno para pedestres e motoristas.

Entre os materiais retirados estão sacolas plásticas, descartáveis, latas, sandálias, terra, isopor, além de garrafas de vidro e de plástico, entre outros, responsáveis pela obstrução das vias, dificultando o escoamento das águas pluviais, provocando alagamentos.

Anselmo Wanzeller

Defesa Civil