Santana vacina primeira criança contra a Covid-19 no Amapá

15 de janeiro de 2022

A pequena santanense Yasmin Louise da Silva, de 10 anos, foi a primeira criança na faixa etária de 5 a 11 anos a receber a vacina contra a Covid-19 no Amapá. A menina faz parte do grupo de comorbidade e foi vacinada neste sábado, 15, na Unidade Básica de Saúde Antônio Serieiro no município de Santana, durante a entrega das primeiras doses do imunizante pediátrico, realizada pelo Governo do Estado à Prefeitura de Santana.

Com a chegada das doses da vacina, as famílias das crianças santanenses já podem começar a se programar. O prefeito de Santana, Bala Rocha, explicou que as primeiras doses serão destinadas para crianças dessa faixa etária que pertencem a grupos prioritários, a começar pelas crianças com comorbidades e institucionalizadas. “Essa é a oportunidade de iniciar a vacinação para esse público, de 5 a 11 anos. De acordo com o programa, a vacinação começa em crianças com comorbidades, depois avançaremos para as demais”, afirmou Bala Rocha.

O Amapá recebeu mais de 6 mil doses da vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. A Superintendência de Vigilância em Saúde – SVS, está orientando todas as prefeituras sobre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e sobre a ordem de vacinação, que seguirá um cronograma de prioridade. “Esta solenidade simbólica chama atenção da população para o início da vacinação infantil contra a Covid-19 no Amapá, para um público que representa mais de 100 mil crianças”, frisou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Em Santana, a estimativa é imunizar aproximadamente 15.896 crianças com idade entre 5 e 11 anos. A convocação deste público ocorrerá de forma escalonada, em ordem decrescente de idade. A Prefeitura divulgará o cronograma de vacinação pelos seus canais oficiais, de acordo com o recebimento de novos lotes da vacina pelo município.

“Minha família estava na expectativa da chegada da vacina para nossas crianças. Os pais precisam ter essa responsabilidade de levar seus filhos para vacinar e garantir esse direito a proteção da saúde. A vacina para nossas crianças chegou!”, comemorou Nazaré Almeida, avó da pequena Yasmin Louise.

Esquema vacinal

O esquema vacinal para crianças seguirá o intervalo de oito semanas (2 meses). O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml, o equivalente a 10 microgramas. A vacinação de crianças, desta faixa etária, ocorrerá com o acompanhamento dos pais ou responsáveis, apresentando o cartão de vacina e um documento de identificação.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 15 de janeiro de 2022