Santana alcança meta de vacinação contra a Influenza

2 de junho de 2023

Município atinge 99,73% da cobertura vacinal e cumpre meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Santana comemora o sucesso da campanha de vacinação contra a Influenza. Após 18 dias de trabalho intenso e ações direcionadas à ampliação da imunização, o município registrou resultados positivos, atingindo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde com uma cobertura vacinal de 99,73% da população, contribuindo assim, para a redução dos casos de síndromes respiratórias.

De acordo com os dados atualizados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP), a vacinação alcançou os seguintes índices: 100,67% das crianças foram imunizadas, 95,86% dos idosos receberam a vacina, 105,61% dos professores foram protegidos, 100,85% das gestantes foram vacinadas e 102,87% dos trabalhadores da saúde foram imunizados.

Para atingir essa meta, a Secretaria de Saúde inovou e adotou medidas para ampliar os locais de vacinação, além das Unidades Básicas de Saúde. Uma delas foi a Van da Vacina utilizada para levar a imunização a diferentes pontos da cidade.

A prefeitura também montou pontos itinerantes em supermercados, creches e escolas, ações de busca ativa de casa em casa pelas equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), além da cobertura nas áreas rurais e ribeirinhas com o apoio da Lancha da Vacina.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, expressou sua satisfação com os resultados alcançados e agradeceu a dedicação de todos os servidores da saúde envolvidos na campanha.

“Estamos muito orgulhosos de receber esse balanço. Trabalhamos muito para atender a população da melhor maneira possível e alcançar nossas metas. Agradeço a todos os servidores da saúde pelo empenho durante a intensificação da imunização e pelo resultado obtido”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

O público prioritário da campanha é composto por idosos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, mulheres grávidas e puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, entre outros grupos vulneráveis à doença.

É importante destacar que aqueles que ainda não receberam a vacina podem procurar qualquer uma das unidades de saúde do município ou os pontos itinerantes de vacinação.

Informações sobre os locais e ações de imunização podem ser encontradas no portal da Prefeitura, que é atualizado diariamente.

Última modificação: 2 de junho de 2023