Prefeitura Municipal de Santana

Sancult apoia projeto cultural ‘Cine Quilombola’ em comunidades de Santana

18 de março de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Sancult), está apoiando o projeto “Cine Quilombola”, que será realizado em comunidades quilombolas pertencentes ao município de Santana.

O projeto, aprovado pela Lei Federal Paulo Gustavo e agraciado no Edital Cultural Hermes Colares, destinado ao apoio às salas de cinema, será implementado nas próximas semanas em localidades como São Raimundo do Pirativa, Alto Pirativa, Igarapé do Lago, Cinco Chagas e Santo Antônio do Matapí.

“Começaremos a desenvolver o projeto a partir do mês de maio, devido ao período chuvoso nessas regiões”, explicou Jean Duarte, coordenador do Centro Língua Solta, responsável pelo projeto. Ele também justificou a escolha dessas áreas para levar a iniciativa.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Decidimos sair da área urbana e levar os projetos para as comunidades que praticamente não tem qualquer tipo de atividade cultural. Nesses locais, iremos desenvolver experiências culturais para as crianças, oferecendo pipoca durante as exibições e distribuindo brindes durante o evento”, detalhou.

Lançamento e prêmio

O lançamento oficial do projeto ocorreu em 28 de fevereiro, no Centro Cultural Língua Solta, em Santana.

Na ocasião, também foi concedido o Prêmio de Incentivo à Cultura, uma iniciativa da instituição que celebra seus 30 anos de contribuições para a cultura local de Santana e do Estado do Amapá.

Diversas personalidades da política, da sociedade e da imprensa foram homenageadas durante a cerimônia, que contou com a presença de Jean Duarte, atual coordenador da pasta.

Para o presidente da Sancult, Djarde Queiroz, que compareceu ao evento e foi um dos homenageados representando o Executivo Municipal, projetos como o ‘Cine Quilombola’ recebem total apoio do órgão, que sempre busca valorizar e promover a cultura local.

“A Sancult está sempre à disposição para firmar parcerias para projetos importantes como este, que não apenas levam cultura e entretenimento para comunidades distantes, mas também ajudam a descobrir talentos locais e a promover uma maior conscientização cultural, assim como outros projetos já desenvolvidos pelo Centro Língua Solta”, destacou e parabenizou o presidente da Sancult.

Emanoel Jordânio

Assessor de Comunicação

Prefeitura de Santana

Última modificação: 18 de março de 2024

Comments are closed.