Profissionais da Semop participam de capacitação para a boa aplicação dos recursos públicos

15 de julho de 2022

Qualificar os servidores, além de mostrar agilidade e eficiência nos serviços, são algumas das prioridades da gestão Bala Rocha. Neste sentido, engenheiros, arquitetos e urbanistas,  técnicos de fiscalização, entre outros profissionais da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop), estão participando desde a última segunda-feira, 11, da capacitação no curso de Engenharia de Custos da Caixa Econômica Federal.

Conforme o secretário da Semop, Anderson Almeida, a capacitação prepara os profissionais para atender à população com qualidade. “São cursos importantes e necessários, pois dessa forma, poderemos oferecer nossos serviços com ainda mais qualidade e segurança. O aprimoramento de nossos servidores será sempre em prol da população santanense”, ressaltou Anderson.

O objetivo da capacitação é fazer com que os participantes consigam conhecer conceitos básicos de engenharia de custos, utilizar as referências de custos do  Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) para orçamentação de obras e equipamentos, utilizar as informações disponíveis na página do SINAPI, interpretar adequadamente os conceitos de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) e Encargos Sociais, pesquisar insumos, composições e orçamentos.

Lara Rodrigues é arquiteta e Urbanista. Para ela, capacitar os profissionais que lidam diariamente com a produção de orçamentos de obras públicas é fundamental.

Lara Rodrigues: “Capacitações como esta são importantíssimas para a eficiência na prestação desse serviço e mostram o compromisso da gestão com a boa aplicação dos recursos públicos”.

“O conhecimento sobre o assunto fornece segurança ao técnico orçamentista, além de permitir orçamentos mais próximos à realidade de execução de obra e celeridade na entrega da infraestrutura pública. Capacitações como esta são importantíssimas  para a eficiência na prestação desse serviço e mostram o compromisso da gestão com a boa aplicação dos recursos públicos”, completou Lara.

O curso vai até à próxima sexta, 15, e está sendo ministrado pelo Coordenador técnico da Gerência Executiva de Governo (Gigov), Rodrigo Rabelo de Carvalho.

Anselmo Wanzeller

Assessor de Comunicação/Semop