Primeira formação de professores do Programa Criança Alfabetizada 2021 é realizada

3 de maio de 2021

Com o intuito de melhorar o ensino da rede municipal, foi realizada formação de professores através do Programa Criança Alfabetizada, instituído pela Lei Colabora Amapá Educação (nº 2.448, 02 de dezembro de 2019), se destacando pelo acompanhamento técnico pedagógico executado em conjunto com as secretarias municipais de educação e unidades escolares.

“A formação dos professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, nesse momento de pandemia, é muito importante. buscamos promover intermediação entre o professor e o conhecimento sobre diversos instrumentos de suporte para a prática docente, com foco em alfabetizar e garantir as aprendizagens dos alunos no ensino remoto”, afirmou a Coordenadora do Programa, Odalena Viegas.

O Programa promove formações desde o ano de 2019, contribuindo para o crescimento intelectual de alunos e educadores, auxiliando-os com material didático para pôr em prática todos os conhecimentos conquistados nas formações, e durante a pandemia esse suporte essencial, mostrou-se cada vez mais necessário para apoiar o professor no desenvolvimento das atividades nas aulas remotas.

Cerca de 200 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental da rede municipal e estadual participaram desse momento de aprendizagem, compartilhando e adquirindo experiências positivas para incentivar um melhor desempenho tanto dos professores e pedagogos, quanto dos alunos. A Coordenadora do Programa, destaca que o sucesso desse primeiro momento muito se deve ao empenho dos professores, das formadoras e da Secretaria Municipal de Educação (SEME).

“Agradeço aos professores e formadoras pela participação, compartilhando saberes, trocando conhecimentos. A SEME, que sempre esteve junto, dando todo apoio necessário, e a todos os coordenadores e gestores que fizeram esse momento acontecer. O sucesso dessa formação é reflexo do esforço coletivo dos colaboradores”, pontuou Odalena Viégas.

Ao todo, quatro formações são realizadas durante o ano pelo Programa, a fim de acompanhar e avaliar o rendimento escolar e fornecer alternativas para solucionar eventuais contratempos relacionados à aprendizagem dos educandos. A próxima formação está prevista para a última semana do mês de maio, de acordo com a coordenação.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 3 de maio de 2021