Prefeitura promove atenção à saúde do idoso com apoio ao projeto Agita Santana

27 de agosto de 2021

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), reforça a atenção à saúde e à promoção da qualidade de vida da pessoa idosa no município, com início de atendimentos no Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares. Nesta sexta-feira, 27, idosos que fazem parte da Associação da Terceira Idade Agita Santana iniciaram a prática de atividades físicas na unidade, com acompanhamento profissional e orientação.

O educador físico Victor Pimentel é um dos profissionais que acompanha os idosos durante os exercícios e explica que esta é uma das primeiras ações voltadas a esse público e que foi preciso reorganizar e reorientar os serviços em saúde na Atenção Básica voltados especificamente para a pessoa idosa: “O objetivo da Secretaria é ofertar apoio aos projetos, mas com orientação e controle, promovendo programas e atividades que, de fato, colaborem para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma o professor.

O apoio ao projeto atenderá cerca de 120 idosos em Santana, distribuídos em programações semanais, que incluem caminhadas às terças-feiras, na Avenida Santana, a partir das 7h30, com monitoramento de pressão arterial, realizado por um técnico de enfermagem.

Às sextas-feiras, os idosos são atendidos com atividades físicas como fortalecimento muscular e ginástica laboral, que ajudam a melhorar o condicionamento físico, a coordenação motora e auxiliam a memória. Além disso, a  Secretaria de Saúde ofertará outros serviços como atendimento psicológico e assistência social.

O projeto Agita Santana funciona há 19 anos no município e interrompeu as atividades por causa da pandemia.  Os encontros foram retomados com todos os cuidados e prevenção à Covid-19 e
integrados  à rede municipal de saúde. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a autoestima e promover a inclusão desses idosos que, devido à pandemia e por serem grupo de risco, estavam totalmente em isolamento social, vindo a ter problemas psicológicos e depressivos”,  afirmou o coordenador da Associação Agita Santana, Sidinei Melo.

A dona de casa Inês Batista retornou às atividades com muita empolgação: “Que alegria poder rever os amigos e fazer atividades físicas, que me fazem muito bem”, disse.

A secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, ressalta que o apoio aos projetos sociais e parcerias ocorrem a partir de agora de maneira planejada, para que o município execute corretamente as ações em saúde: “Neste caso, conhecer o perfil dos idosos do município ajuda a direcionar os cuidados com essas pessoa e a subsidiar as ações em prevenção  e promoção da saúde realizadas pela Atenção Básica”, concluiu a gestora.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 27 de agosto de 2021