Prefeitura de Santana realiza visita técnica em comunidades quilombolas

12 de fevereiro de 2022

Na última sexta-feira, 11, o prefeito Bala Rocha, junto de sua equipe, visitou as comunidades quilombolas São Raimundo, São Tomé, Nossa Senhora do Desterro e Santo Antônio, localizadas às margens dos rios Pirativa e Matapi, a fim de inspecionar os serviços que vêm sendo realizados nas localidades bem como o que ainda precisa ser feito.

A convite da presidente comunitária, Patrícia Costa, mais conhecida como Ticinha, o prefeito Bala Rocha, acompanhado de sua comitiva, esteve em São Tomé do Alto Pirativa onde está sendo feita a limpeza do rio, com a retirada de troncos de árvores, para desobstruir a passagem das embarcações que chegam até a comunidade, onde acontece a festividade de São Tomé.

Na oportunidade, o prefeito anunciou aos presentes a construção de um novo Centro Cultural, através de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto, a retomada da construção da escola municipal, iniciada em 2014, e a reforma da UBS, deixando os moradores da comunidade contentes com as mudanças no local.

“O prefeito Bala está mostrando o que é ser um prefeito com humanidade no coração. É a terceira vez que o prefeito visita a nossa comunidade, vendo de perto para contar o certo. Só temos a agradecer por atender nosso pedido”, afirmou a líder comunitária, Ticinha.

Em São Raimundo do Pirativa, a comitiva da Prefeitura esteve vistoriando a comunidade, trabalhando no desenvolvimento de projetos acerca da construção de uma passarela para melhorar a mobilidade dos moradores, da criação de uma nova escola para atender a demanda de estudantes do local, e de esgoto sanitário para as casas populares construídas na região.

A líder comunitária, Dona Maria, se mostrou emocionada com a visita da comitiva da Prefeitura: “Foi uma surpresa para mim ver vocês chegando com engenheiros e o secretário de Obras. Não tenho palavras para agreceder pelo que estão fazendo pela minha comunidade. É uma espera de mais de 16 anos, e o prefeito Bala é o único que tem olhado para a zona rural”, declarou Dona Maria.

A Prefeitura está trabalhando na criação de um projeto para construção da primeira passarela da comunidade de Nossa Senhora do Desterro, pois a localidade nunca foi contemplada com planejamento de mobilidade. Na comunidade de Santo Antônio do Matapi, a Prefeitura irá trabalhar na recuperação da Unidade Básica de Saúde, que precisa de reformas.

Renata Rodrigues

Última modificação: 12 de fevereiro de 2022