Prefeitura de Santana realiza avaliação diagnóstica nas escolas municipais

6 de abril de 2022

Durante o período de 05 a 12 de abril, as escolas municipais estarão realizando duas avaliações para fazer um raio-x do ensino no pós-pandemia. A primeira avaliação é objetiva, composta por provas de língua portuguesa e matemática, baseadas nas habilidades essenciais do ano letivo anterior, aplicada para alunos do 2º ao 9º ano. A segunda é a avaliação de fluência em leitura, aplicada para alunos do 2º ao 5º ano, de modo a observar o nível de leitura dos estudantes.

De acordo com Aldaléa Balieiro, coordenadora municipal do programa criança alfabetizada, a avaliação gera mobilização e engajamento de toda a comunidade escolar. “Alunos, professores, diretores, a secretaria municipal de educação, todos estão mobilizados e engajados em torno do nosso principal foco que é alfabetizar todas as crianças”, afirmou.

Imagem: acervo PMS

A avaliação diagnóstica é um instrumento organizado para uma aplicação em rede, com apoio dos Programas Criança Alfabetizada e Educar pra Valer. Os resultados obtidos irão conduzir as políticas de formação, acompanhamento e intervenção pedagógica, onde a avaliação diagnóstica representa o ponto base para elaboração do plano de ação do município e das escolas, para o monitoramento da evolução dos resultados de aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo.

“O resultado da avaliação constitui-se a partir do diagnóstico de cada criança, especialmente nesse retorno depois de dois anos em aulas remotas e pode subsidiar práticas pedagógicas focadas na necessidade dos estudantes, por isso é necessário avaliar todas as crianças”, declarou a coordenadora.

Renata Rodrigues

Secretaria Municipal de Educação