Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana promove campanha ‘Maio Vermelho’ de combate ao câncer bucal

24 de maio de 2024

Acervo PMS.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, organizou três dias de programação em alusão ao “Maio Vermelho”. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre o combate ao câncer bucal.

A programação ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de maio, nas seguintes unidades de saúde: Policlínica Maria Tadeu Aguiar, Policlínica Dr. Alberto Lima e UBS Antônio Serieiro. Durante esses dias, foram oferecidas palestras, atendimento odontológico, orientação e distribuição de kits odontológicos.

Diversos fatores aumentam o risco de desenvolvimento do câncer bucal, como tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e a substâncias químicas, além do excesso de gordura corporal. Para prevenir, é importante evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável e ter uma boa higiene bucal.

Os principais sinais e sintomas da doença incluem lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Em casos mais graves, podem ocorrer dificuldade de mastigação, deglutição, fala e movimentação da língua.

Durante a programação, os profissionais também apresentaram uma nova especialidade na rede de atenção primária e média complexidade: a estomatologia, que trata do diagnóstico das doenças da boca.

Acervo PMS.

Como receber atendimento?

O fluxograma de atendimento odontológico na cidade de Santana funciona da seguinte forma:

1. A escuta inicial é realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Policlínica.

2. Os casos mais complexos que não podem ser resolvidos na UBS são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

3. No CEO, o atendimento é realizado por especialistas.

O Centro de Especialidades Odontológicas funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h, na Rua Tancredo Neves, 609, no bairro Paraíso. Para marcar uma consulta, é necessário apresentar os seguintes documentos: identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento.

Ivina Oliveira
Assessoria de comunicação
Secretaria Municipal de Saúde

Última modificação: 24 de maio de 2024

Comments are closed.