Prefeitura de Santana orienta sobre a preparação dos túmulos no feriado de Finados

14 de outubro de 2022

Milhares  de pessoas devem ir ao principal cemitério do município, Santa Ana, localizado no bairro Provedor I,  para prestar homenagens aos entes queridos no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santana (SEMDUH), orienta que, quem quiser preparar os túmulos para a data precisa ficar atento ao prazo. A limpeza e pintura dos túmulos são permitidas até o dia 2 de novembro. Já para aqueles que desejam fazer construção nos jazigos será permitido até o dia 25 de outubro.

O diretor do cemitério, Roniere Andrade, avisa que não será permitida a entrada de materiais de construção por motivos de segurança: “O motivo dessa determinação se dá, devido a área interna e externa do cemitério passar por ações de limpeza e máquinas pesadas estarem desenvolvendo os serviços no local. Este tipo de medida serve para evitar possíveis acidentes” , disse Roniere.

Para manter a limpeza e garantir o conforto e segurança dos munícipes que visitam seus entes queridos, as ações são realizadas pela Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop) e equipes da Defesa Civil Municipal.

Conforme o secretário da Semop, Anderson Almeida, são aproximadamente 70 profissionais trabalhando para manter ainda mais organizado e seguro o local: “Para manter o local mais organizado e seguro, foram disponibilizados equipes de trabalhadores para os serviços de limpeza, roçagem, retirada de entulhos e manutenção em todo o cemitério e seu entorno”, ressaltou Anderson.

De acordo com o secretário da SEMDUH, Helder de Lima, essa limpeza é importante para facilitar o acesso das pessoas que irão ao local: “É com muito carinho e dedicação que as equipes  mantém a limpeza dos cemitérios em dia, isso é compromisso da administração com a população que vai visitar seus entes queridos”, concluiu o secretário.

Horários no Dia de Finados

Os portões abrirão às 6h e a previsão de fechamento será às 19h. Nesse dia, a Brigada Ambiental dará apoio no controle e orientação aos visitantes quanto  ao uso de máscaras e utilização de álcool em gel.

Anselmo Wanzeller/Keila Góes

Semop/SEMDUH