Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana monitora estiagem e avalia decretar situação de emergência no município

14 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

Na manhã desta terça-feira, 14, o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, estabeleceu um comitê técnico composto por especialistas da PMS e representantes da defesa civil com o objetivo de avaliar a forte estiagem que atinge o município. O comitê está analisando a situação com base nos relatos da população e investigação técnica para elaborar um decreto.

Segundo o prefeito, grande parte do município está sofrendo com queimadas, baixo nível dos rios e dificuldades no acesso à água tratada e alimentos.

“Embora a prefeitura esteja disponibilizando carros-pipa para ajudar os moradores, enfrentamos uma escassez significativa de água potável, já que praticamente todos os bairros estão sendo afetados por essa escassez”, afirmou o gestor municipal.

Além disso, a prefeitura foi notificada pela Colônia de Pescadores Z-6. Para aqueles que dependem da pesca artesanal, a situação é preocupante. Pescadores locais relatam escassez de peixes devido à estiagem intensa, o que está causando prejuízos sociais e econômicos.

Com o decreto, o município poderá ter acesso a recursos federais para ações de resposta diante da crise e para a reconstrução do cenário prejudicado.


Luana Silveira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 14 de novembro de 2023

Comments are closed.