Prefeitura de Santana intensifica trabalhos de prevenção a enchentes

7 de dezembro de 2022

Santana contra enchentes. Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Temporada de chuva está iniciando e para evitar os alagamentos que ocorrem durante esse período, a Prefeitura de Santana deu a largada nesta terça-feira, 06, ao cronograma com as intervenções que contam com limpeza das vias e canais da cidade.

Seja na área rural ou urbana, os cerca de 100 profissionais da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop) e Defesa Civil Municipal intensificam as ações, buscando se antecipar às chuvas previstas para os próximos dias.

Conforme o prefeito Bala Rocha, a ajuda da população é importante para que a cidade se mantenha limpa e não haja riscos de inundação.

“As ações de limpeza estão acontecendo para evitar inundações. Iremos continuar também com as obras durante o inverno, sabemos dos transtornos, mas contamos com a compreensão da população”, enfatizou o prefeito.

Entre os serviços realizados na limpeza da cidade, estão a capinação e remoção de resíduos, micro e macrodrenagem, recapeamento e tapa-buracos, com o objetivo de permitir o livre escoamento das águas pluviais ao longo de suas vias.

“Nossos trabalhos não param. Estamos atendendo todas as regiões de Santana, conforme a capacidade técnica e as demandas chegadas até nós. Pedimos a colaboração dos santanenses para evitar jogar lixos e resíduos próximos a canais, bueiros e bocas de lobo, pois só assim, poderemos evitar possíveis transtornos”, disse o gestor da Semop, Anderson Almeida.

Lixo descartado

Mesmo com o trabalho da Semop, dos mutirões de limpeza desenvolvidos em parceria com a Defesa Civil Municipal, muitos pontos de descarte ilegal de lixo e entulho foram identificados e toneladas produzidas todos os meses. Toda essa sujeira entope bueiros e córregos e dificulta a passagem da água em dias de chuva e provoca alagamentos de ruas e avenidas.

Sendo assim, a prefeitura pede que a população se conscientize e ajude a manter a cidade limpa, descartando corretamente o lixo nos dias e horários de coleta feita pelos carros coletores, e não jogue os dejetos nas ruas e terrenos baldios.

Anselmo Wanzeller | Assessor de Comunicação/Semop

Última modificação: 7 de dezembro de 2022