Prefeitura de Santana inicia semana Estadual de enfrentamento das Arboviroses

18 de agosto de 2022

Iniciou nesta segunda-feira (15) a a semana estadual de enfrentamento das arboviroses. Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana iniciou na última segunda-feira, 15, em parceria com o Governo do Estado, a semana estadual de enfrentamento das arboviroses. Com o objetivo de reduzir os índices das doenças causadas pelo Aedes aegypti e suas arboviroses.

A semana estadual de enfrentamento do Aedes, chamada de semana do dia “D”, segue o plano das atividades planejadas pelo Ministério da Saúde, na qual a equipe da vigilância ambiental realiza visitas domiciliares, comunicando a forma de prevenir e combater as doenças causadas pelo Aedes aegypti. As visitas estão acontecendo no período da manhã, das 8h às 12h.

A campanha segue o plano das atividades planejadas pelo Ministério da Saúde. Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

O Coordenador do Programa de combate ao Aedes aegypti e suas Arboviroses em Santana, Jedutum Rocha da Silva, fala que o Aedes aegypti não transmite somente a dengue, mas também a Chikungunya (CHIKV) e o Zika Vírus (ZKV): “É importante ter todo um cuidado no processo de eliminação. Os agentes fazem um trabalho por ciclo a cada 2 meses, nesse intervalo a população tem que manter os cuidados da sua residência, para que o mosquito não se prolifere”, disse.

Ao contrário do que muitos acreditam, o Aedes aegypti não coloca os ovos na água, mas sim em um depósito. Quando chove, a água entra em contato com os ovos, armazenados anteriormente, eclodindo e se transformando em larvas. No intervalo entre cinco e sete dias as larvas se transformam em novos mosquitos, aptos para contaminar novas pessoas.

Os agentes de endemias realizarão uma inspeção nas residências, complementando com orientações para a população no período do dia 15 de agosto ao dia 31. Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

Os agentes de endemias realizarão uma inspeção nas residências, complementando com orientações para a população no período do dia 15 de agosto ao dia 31. Dividido da seguinte forma: dia 15 ao dia 19 no bairro do Central, nos dias 22 a 24 será no bairro Hospitalidade, dia 25 no bairro Nova Brasília, dia 26 no bairro dos Remédios, dia 29 no Paraíso e dia 30 no bairro Fonte Nova.

Ívina Oliveira

Assessora de comunicação