Prefeitura de Santana inicia limpeza dos canais para diminuir alagamentos

Em: 13 janeiro, 2021
Tags:
  • #
  • A Prefeitura de Santana através da secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOP), iniciou nesta terça-feira, 12, os trabalhos de limpeza dos canais no bairro Hospitalidade, visando o período de chuvas mais fortes que se aproxima. A intenção é minimizar os impactos dos alagamentos que sempre ocorrem em virtude da falta de limpeza há anos e assoreamento desses locais

A SEMOP já possui o mapeamento das áreas que vão receber primeiros os serviços. Os canais do bairro Hospitalidade, Paraíso e Remédios, já estão sendo monitorados e estão no cronograma de limpeza. O objetivo é garantir que a população não tenha transtornos durante as chuvas e alagamentos, que em virtude da falta de manutenção, causaram prejuízos como: a perda de eletrodomésticos, em anos anteriores.

“A ação consiste no mapeamento das áreas baixas da cidade que há muitos anos não recebem o trabalho de limpeza. Temos essa preocupação, pois isso sempre ocorre devido essa situação. Já estamos realizando limpeza em alguns canais e planejamos uma grande ação que irá ocorrer simultaneamente em três bairros”, disse Anderson Almeida, secretário Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos.

A SEMOP ainda busca a parceria com o Governo do Estado para as ações, mas mesmo que isso não ocorra, os trabalhos  irão continuar. Atualmente, cerca de 40 servidores, estão realizando a limpeza de canais e bocas de lobo. Um levantamento da SEMOP identificou que as maiores partes de lixo dos logradouros são descartáveis do tipo: garrafas peti, sacos plásticos e eletrodomésticos velhos, despejados possivelmente por moradores.

“A gente pretende realizar um trabalho de conscientização para evitar que isso continue. Sabemos ainda que muitos moradores tiveram problemas com desemprego e pandemia. A gente vai tentar minimizar os impactos das chuvas e prejuízos da população”, finalizou.

Comunicação/Prefeitura de Santana