Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana inaugura primeira sala de mamografia do município

31 de outubro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A prefeitura de Santana, através da Secretaria de Saúde, fez na manhã desta segunda-feira,30, a inauguração da primeira da Sala de Mamografia do Município. A sala faz parte de um espaço planejado e humanizado, localizado dentro do Centro Diagnóstico da Mulher, referência no município no que diz respeito à saúde feminina.

A inauguração do espaço acontece em meio a campanha do Outubro Rosa, que visa a conscientização e prevenção contra o câncer de mama. A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades como o Senador Lucas Barreto, a Secretária de Saúde do Estado, Silvana Vedovelli e ainda de vereadores do município, além do prefeito Sebastião Bala Rocha, e da secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

Acervo de Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O mamógrafo digital de última geração demandou um investimento de mais de R$ 300 mil, que foi possível através de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto, que aceitou o requerimento da então vereadora Katia Lima. No decorrer do seu mandato, o senador Lucas já destinou mais de R$ 1.500.000 para a saúde de Santana.

O senador fez uso da palavra e parabenizou o prefeito e a administração da Secretaria de Saúde pelos esforços para a conquista do mamógrafo. “É uma conquista muito importante para a Saúde de Santana, que se destaca cada vez mais, com melhorias para a população. Essa é uma emenda de 2020, que chegou em meio à pandemia, mas mesmo com as dificuldades, a gestão do prefeito Bala fez com que fosse possível essa entrega. Quero parabenizar a todos os envolvidos”, finalizou.

A expectativa é que, inicialmente, sejam realizados cerca de 14 exames por dia – média de 350 mensais. Que terá como foco principal, mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O prefeito Bala Rocha falou da satisfação em entregar mais um serviço para as mulheres do município. “Estou muito emocionado neste momento de entregar mais esse serviço de saúde, dessa vez, direcionado às mulheres. Esse é um espaço onde elas podem fazer o preventivo e ter a oportunidade de detectar o câncer ainda no seu estágio inicial. Podendo ter êxito na cura. Esse mamógrafo com certeza vai ajudar a salvar muitas vidas”, finalizou.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

De acordo a secretária municipal de Saúde, essa nova aquisição permite o cuidado com a saúde da mulher, já que o serviço de mamografia não existia no município. “Aparelho novo, de última geração, realizando mamografia digital para prevenção do câncer de mama, essa é mais uma conquista da gestão que trabalha para melhorar a vida de todos os munícipes. Antes, as nossas mulheres, para realizar o exame, precisavam se deslocar para fora da cidade. Agora estamos mudando este cenário”, comemorou.

Os exames serão realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para isso, será preciso agendamento prévio. A paciente deve procurar o Centro Diagnóstico da Mulher, para fazer o agendamento.

Eliane Vidal

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santana/SEMSA

Última modificação: 31 de outubro de 2023

Comments are closed.