Aconteceu hoje, 26, a entrega dos certificados dos cursos oferecidos às comunidades Pirativa e Anauerapucu pela prefeitura de Santana em parceria com o Senar (Serviço Nacional de aprendizagem). O secretário de desenvolvimento econômico, Geano Gordiano, fez a entrega dos certificados para os alunos.
Em sua fala a comunidade, o secretário destacou a importância desses cursos para a formação e crescimento da comunidade. “Sempre vou procurar essas iniciativas e parcerias. Essas ações melhoram a qualidade de vida da comunidade”, ressaltou. O instrutor do curso, Alex Miranda, disse que a presença da Secretaria de Desenvolvimento na comunidade está ajudando muito no desenvolvimento das pessoas e do local.
Os cursos foram ministrados do dia 22 a 26 de fevereiro, dentre eles: Critérios para Registros de Agroindústrias de Certificações; Trabalhador na Psicocultura; Artesanato de Produtos Aquáticos; Higiene e Limpeza em Filtros Caseiros; Trabalhador na Operação Motosserra.
A presidente da comunidade Quilombola do Pirativa, Maria Libéria Siqueira, enfatizou a importância desses cursos para a comunidade e que já estão na expectativa pelos próximos. “Estamos ansiosos pelos próximos cursos, queremos que seja de panificação e de corte e costura”, afirmou ela.
As mulheres da comunidade quilombola aprenderam sobre higiene e limpeza em filtros caseiros e de como fazer para filtrarem a água do rio. Os homens dessa comunidade aprenderam a limpar e manusear a motosserra.
A presidente da Associação dos Moradores Anauerapucu, Vanete Gonçalves, destacou o desejo dos alunos de terem um investimento financeiro após os cursos para darem continuidade ao que aprenderam, produzindo. Segundo ela, todos os cursos acrescentam à comunidade valor e qualificação.
A finalização desses cursos representa a melhoria da qualidade de vida e mostra a presença da secretaria e da administração pública municipal nas comunidades.
Comunicação – Prefeitura de Santana
Last modified: 26 de fevereiro de 2021