Prefeitura de Santana concede progressões e promoções a servidores efetivos do município

23 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

Publicados no Diário Oficial do município os decretos que concedem progressões e promoções salariais aos servidores públicos municipais efetivos. Esses benefícios já serão incorporados na folha de pagamento deste mês, representando um impacto financeiro na administração municipal.

Mais de 550 servidores públicos já vão notar melhoria nos salários nos contracheques neste mês. Nos casos de promoções, o reajuste salarial pode chegar a até 10% do salário base. Já as progressões terão um impacto financeiro de R$ 20 mil, variando de acordo com a estrutura salarial de cada classe. Tais benefícios são parte da política de valorização do funcionalismo municipal e têm como objetivo incentivar a melhoria do desempenho no exercício de suas funções.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Essas progressões e promoções foram estudadas com muito respeito ao servidor e responsabilidade ao longo de alguns meses. Cada categoria demanda suas especificidades e são necessários estudos para verificar a viabilidade. Além disso, a valorização do servidor é uma prioridade do prefeito Bala Rocha”, afirmou Arienzo Góes, Secretário Municipal de Administração.

Os beneficiados incluem profissionais das áreas administrativas, de saúde, educação (professores), serviços auxiliares, setor financeiro, trabalhadores de nível médio, técnicos, grupos ocupacionais, de tributação e fiscalização, além de agentes comunitários de saúde e de endemias, vigias, enfermeiros, serventes, gari e outros.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) realizou estudos de impacto financeiro para viabilizar essas concessões. Para servidores como Ioneglaucia Santiago, fiscal de tributos que acumula chefia de fiscalização, tributação e arrecadação, a medida da PMS representa um reconhecimento.

“Essas progressões e promoções são uma valorização do nosso trabalho, reconhecendo nosso papel na gestão como servidor. É um direito reconhecido, e quando concedidos, nos sentimos verdadeiramente valorizados. Só tenho a agradecer”, afirmou Ioneglaucia.

Arienzo Góes afirmou que a gestão pretende continuar com as medidas que proporcionam a valorização do funcionalismo, amparado pelo que determina a legislação e reconhecendo o papel de cada trabalhador. Ao longo da gestão, ele considera como ações positivas o reajuste linear concedido aos servidores da administração geral, saúde, administrativo, tributação, arrecadação e fiscalização, juntamente com a incorporação de gratificações e a reestruturação da tabela salarial.

“Esta não é a primeira medida de valorização do servidor. Temos outras ações e políticas que já foram implementadas e que beneficiam diretamente a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Esta é mais uma etapa da nossa gestão que prioriza a valorização dos funcionários”, concluiu Arienzo Góes.

A Semad também informou que a política de valorização terá continuidade e que, para aqueles que deram entrada nos processos requerendo os benefícios (progressão e promoção), as análises estão em andamento. Havendo o direito comprovado pela legislação, os servidores serão reconhecidos e contemplados.

Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana