Prefeito Bala Rocha e deputada Marcivânia Flexa realizam visita técnica em obra do novo CAPS – AD

6 de junho de 2022

Estima-se que a obra seja concluída até o final de julho de 2022.

Na manhã da última sexta-feira, 3, o prefeito Bala Rocha, acompanhado da deputada federal Marcivânia Flexa estiveram na obra de construção do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD, no bairro Vila Amazonas.

A visita marcou a vistoria do serviço, que está em reta final. A emenda alocada pela parlamentar, com apoio do Ministério da Saúde está estimada em R$1.019.881,17 e tem como foco principal prestar apoio à dependentes químicos de drogas ilícitas e lícitas, a exemplo do alcoolismo.

O prefeito do município, Sebastião Bala Rocha, afirma que as atividades que serão ofertadas no CAPS possuem um enorme alcance social, em virtude dos benefícios destinados aos pacientes em tratamento e seus familiares: ‘Esta é uma obra de um alcance social muito grande, só quem tem uma pessoa na família com dependência sabe o sofrimento que é. E essa casa é para acolher e tratar essas pessoas. Obrigado, deputada Marcivânia’, declara o gestor.

Estrutura Física

O imóvel possui um amplo espaço para atender às demandas cabíveis ao órgão. Ao todo, serão 27 ambientes, entre eles: 3 salas para atendimento individual; 1 quarto coletivo com acomodações individuais;
2 salas para atividades coletivas; Sala de reunião; Setor administrativo; Sala de arquivo; Depósito de material de limpeza; Almoxarifado; Sala de utilidades; Vestuário feminino e masculino; Banheiro feminino e masculino, e outro comum. 1 Farmácia; 1 Posto de enfermagem; 1 Sala de aplicação de medicamentos; 1 Refeitório; Área de Serviço; Banheiro com acessibilidade Social; Cozinha; Departamento de Cozinha; Despensa e Espaço externo de convivência.

Imagem: acervo PMS (Foto: Criysiano Mendes)

Segundo a engenheira responsável pela obra, Carla Venâncio, este será o primeiro projeto do município com sistema de captação de água da chuva para abastecimento das descargas.

A deputada federal, Marcivânia, reforça que a atuação desse equipamento social em um local próprio é fundamental para criar referência e ter identidade com as pessoas. E prevê que até o final de julho a população santanense receba o serviço com a qualidade merecida: ‘Gostaria de parabenizar o prefeito Bala pela responsabilidade com este recurso. Nosso mandato encaminhou quase 1 milhão e meio de reais para que esse equipamento público fosse construído e pudesse prestar um serviço de maior qualidade, tanto aos dependentes químicos de álcool e drogas, quanto para suas famílias’, esclarece a parlamentar Marcivânia Flexa.

Atualmente, o Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas realiza atendimentos em um prédio alugado na Travessa L2, n° 65, bairro Provedor I.

As famílias ou dependentes podem recorrer ao atendimento de segunda a sexta-feira, em dois turnos (manhã e tarde). Durante a manhã, com uma equipe mais estruturada e à tarde destinada ao acolhimento. Para ter acesso ao serviço não é necessário encaminhamento. Após a inauguração do novo prédio, os serviços serão transferidos para o novo endereço.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação

E-mail: luanasilveirajor@gmail.com