Prefeitura Municipal de Santana

Outubro Rosa: Santana promove ações de prevenção e combate ao câncer de mama

12 de outubro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

Nesta quarta-feira, 11, a prefeitura de Santana, por meio da secretaria municipal de Saúde, deu início oficialmente as ações deste ano da campanha “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

A solenidade de abertura ocorreu no Centro Diagnóstico da Mulher e contou com a integração de vários serviços de saúde, tais como consultas médicas, exames laboratoriais, exames de Papanicolau (PCCU), testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, atendimentos com nutricionista e em outras áreas como psicologia, fisioterapia, odontologia.

A programação também ofertou serviços de emissão do cartão do SUS, aferição da pressão arterial, vacinação, dispensação de medicamentos, exames laboratoriais disponíveis para todas as faixas etárias: homens, mulheres, crianças e idosos, além de palestras sobre o exame de Papanicolau e orientações para a preparação da coleta, mamografia e autoexame das mamas.

Acervo Prefeitura de Santana.

De acordo com a secretária de Saúde, Ithiara Madureira, a campanha tem como objetivo reforçar a importância da prevenção, lembrando que os cuidados devem ser mantidos durante todo o ano.

“O Outubro Rosa é um momento para enfatizar a importância da causa e das ações preventivas contra o câncer de mama. No entanto, lembramos a todas as mulheres que esses cuidados devem ser diários. Neste mês, iremos inaugurar o primeiro mamógrafo do município, que será instalado no Centro Diagnóstico da Mulher, para trazer cuidado, assistência e prevenção às usuárias do SUS”, afirmou.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Diana Santos, destacou a importância de a mulher buscar as unidades de saúde para realizar os exames preventivos.

“A prevenção é fundamental. É importante incentivar as mulheres a procurar as unidades de saúde. Um simples toque na mama pode ser suficiente para um diagnóstico precoce e prevenir o agravamento da doença”, ressaltou.

Acervo Prefeitura de Santana.

Outubro Rosa

É uma campanha internacional criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no país, depois dos tumores de pele não melanoma.

Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e a redução da mortalidade por esse tipo de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.

Durante todo o mês de outubro, serão intensificas as ações de prevenção e combate ao câncer de mama.

Confira os locais das programações

17 de outubro
• UBS Parque das Laranjeiras
• Policlínica Maria Tadeu

18 de outubro
• UBS Anauerapucu

19 de outubro
• UBS lacy Alcântara
• UBS Antônio Serieiro

20 de outubro
• Policlínica Dr. Alberto Lima

24 de outubro
• UBS Floriano Rêgo

25 de outubro
• UBS Ilha de Santana

26 de outubro
• UBS Piçarreira

27 de outubro
• UBS Igarapé do Lago

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 12 de outubro de 2023

Comments are closed.