Obra de conclusão da UPA 24h do Fonte Nova marca um novo momento na história dos santanenses

6 de março de 2023

A Prefeitura de Santana deu a largada, nesta sexta-feira, 03, para a conclusão da obra da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), localizada no bairro Fonte Nova. A unidade, que terá o nome do Dr. Afonso Ramos em homenagem ao renomado médico, vai garantir atendimentos de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192.

Conforme o prefeito Bala Rocha, a obra que estava paralisada há mais de 10 anos, é executada com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Anglo American, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado do Amapá.

“Estamos retomando uma obra muito importante, que vai cuidar e proteger as pessoas. É um avanço para o nosso sistema municipal de saúde. Agradeço à Deus por estarmos dando mais este passo importante para atendermos as famílias santanenses”, enfatizou o prefeito.

Atendimentos da UPA

A Unidade contará com sala de atendimento social, sala de classificação de risco, sala de exames indiferenciados, sala de urgência, apoio e diagnóstico terapêutico, sala de eletrocardiograma – ECG, sala de sutura e curativos, sala de gesso/imobilização de fraturas, sala de inalação, sala de aplicação de medicação/ reidratação, laboratório de procedimento, posto de enfermagem, sala de raio x, farmácia, entre outros.

O gestor da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop), Anderson Almeida, comemorou essa conquista para a cidade, que passará a contar com mais um equipamento para tratar as pessoas.

“É muito trabalho, mas estamos dando conta e vamos colocando o município em outro patamar, no do desenvolvimento. Ainda iremos entregar muita coisa. Parabéns aos santanenses, pois com essa obra, só temos a comemorar”, disse Anderson.

A moradora do bairro Fonte Nova, Euzarina Rodrigues, falou que, já fazem aproximadamente 30 anos que a unidade de saúde vem sendo esperada pela população.

“É um sonho se tornando realidade, pois moro há quase 30 anos no Fonte Nova e precisava me deslocar para outros bairros em busca de atendimento médico. Estou muito feliz com a notícia, não vejo a hora da UPA começar a funcionar”, comentou.

Participaram do evento, várias autoridades políticas, moradores, representantes de associações de bairros, familiares do homenageado, entre os quais a sua esposa, Maria Célia Ramos, seus filhos, e neto.

O Homenageado

Dr. Raimundo Afonso Nascimento Ramos tinha 71 anos. Nasceu em Macapá-AP e estudou Medicina na Universidade do Estado do Pará. O médico formou-se em 1979 e no mesmo ano mudou-se para a cidade natal, onde contribuiu com seu conhecimento de forma significativa para com a saúde de seus pacientes, bem como, em diversos outros municípios do Estado do Amapá.

Anselmo Wanzeller/Assessor de Comunicação/Semop

Última modificação: 6 de março de 2023