Novembro Azul continua nas UBSs incentivando os homens a cuidar da saúde

25 de novembro de 2021

Intensificando a campanha Novembro Azul, mês de conscientizar a população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, as Unidades Básicas de Saúde de Santana têm reforçado as ações da campanha com atendimento especial voltado aos homens. Nesta quinta-feira, 25, a UBS lacy Alcântara, no bairro Fonte Nova realizou consultas médicas, exames de rotina, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C) e exame de PSA, indicado para homens a partir de 40 anos, para detecção de alterações na próstata.

“Além de ampliar a divulgação dos serviços que já são ofertados na unidade, os profissionais informam aos homens sobre a prevenção e os cuidados com a saúde integral, ou seja, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes e hipertensão) e câncer de próstata, entre outras doenças”, explicou a diretora da UBS Iacy Alcântara, Maria Silva.

Quem tirou o dia para ir à Unidade foi o carpinteiro Benino Souza, de 63 anos, que aproveitou para realizar pela segunda vez o exame de PSA e conferir se estava tudo certo com a glicemia e a pressão arterial: “Acho muito bom esse incentivo que a prefeitura dá para todos nós. É melhor cuidar para não adoecer. E se adoecer, procurar tratamento o mais rápido”, conscientizou o morador.

Desde o início do mês, o Município tem proporcionado ao público masculino o acolhimento necessário com programações específicas, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e incentivam os homens a buscarem as unidades de saúde.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, reforça o chamado importante para os homens: “É comum que os homens não se cuidem, não sigam os tratamentos recomendados e não busquem os serviços de saúde. Nossa rede de saúde básica está desenvolvendo diversas atividades, para chamar a atenção da população masculina. Procurem a Unidade mais próxima e cuidem da saúde”, frisou.

O câncer de próstata

Um levantamento realizado pelo INCA, estimou que entre os anos de 2020 e 2022, mais de 65,8 mil novos casos de câncer foram e ainda podem ser diagnosticados por ano. O número corresponde 29,2% dos tumores que acometem a população do sexo masculino, ou seja, é o tipo de câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Em média, o Brasil identifica 62,95 novos casos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente nesse público em todo o mundo e 75% dos casos ocorrem em homens acima de 65 anos.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 25 de novembro de 2021