Prefeitura Municipal de Santana

Nova estátua da padroeira do município é colocada na Avenida Santana

13 de janeiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semop), realizou neste sábado, 13, o translado da nova estátua de Santa Ana, padroeira do município, para a rotatória da Avenida Santana, onde foi colocada no pedestal da antiga estrutura.

O translado ocorreu da área externa da Igreja São Paulo Apóstolo, onde a estátua foi construída, e contou com uma grande mobilização de um guindaste da Companhia Docas de Santana, utilizado para a movimentação da imagem que foi colocada em uma prancha (carreta) para o deslocamento até a Avenida Santana, em uma operação que levou aproximadamente 7 horas.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Anderson Almeida, destacou que foi um trabalho complexo, exigindo muita atenção e cuidados para garantir a movimentação, o translado e a colocação na base antiga.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Por se tratar de uma estátua com 7 metros de altura e pesando aproximadamente 14 toneladas, foi necessário mobilizar toda essa estrutura de veículos e equipamentos para que pudéssemos realizar essa tarefa. Estamos felizes por ter dado tudo certo. A nova estátua de nossa padroeira agora está na entrada da cidade, abençoando a todos que passam pela Avenida Santana”, detalhou.

Para receber a nova imagem, o canteiro central passou por revitalização e paisagismo. A base para a sustentação também recebeu reparos com a colocação de porcelanato. Além do apoio da Companhia Docas de Santana, que disponibilizou o guindaste, o trabalho contou também com o apoio de equipes da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans), que executaram ações de trânsito durante o percurso e colaboraram na operação.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Sobre a nova estátua

O processo de construção da nova estrutura levou aproximadamente 2 meses e a missão foi do artista plástico maranhense Lindomar Plácido. Com 30 anos de experiência, o artista foi o responsável pela construção da estátua de São José, que fica no Parque do Forte em Macapá, além de realizar trabalhos em vários estados da federação.

A nova imagem é resultado de uma parceria entre o município e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santana (CDL). A antiga será revitalizada e posteriormente levada para a Ilha de Santana.

Ailton Leite – Assessor de Comunicação/Semop

Última modificação: 13 de janeiro de 2024

Comments are closed.