Janeiro Roxo: Ações educativas e de conscientização sobre a hanseníase

31 de janeiro de 2023

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

O Janeiro Roxo marca o mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase.

Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de ações, com o objetivo de alertar sobre a doença.

Na segunda-feira, 30, aconteceu uma blitz educativa na Avenida Sete de Setembro, bairro Fonte Nova. Onde houve a distribuição de material educativo aos condutores que transitavam pela via. O local foi estrategicamente escolhido por conta da alta circulação de veículos.

A responsável técnica do Programa de Hanseníase do Município, Rosilene Furtado, enfatiza a importância da conscientização.

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

“Apesar de ser uma doença milenar, a hanseníase ainda está presente como problema de saúde pública. E por isso nós estamos conscientizando a comunidade a participar desta blitz educativa”, explica.

A programação continuou nesta terça-feira, 31, na UBS do Parque das Laranjeiras, a qual ofertou ações de educação e saúde acerca da doença, além da intensificação da busca ativa de sintomáticos dermatológicos através de exames clínicos e dermatológicos para diagnóstico precoce da doença; avaliação de incapacidade física e palestras educativas.

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

“As ações que estão acontecendo sobre a hanseníase são importantes, pois muitas vezes a gente não tem condições de chegar até o Hospital de Doenças Tropicais, em Macapá. Receber esse atendimento tão perto de casa é uma benção, a gente poder fazer a consulta e receber a medicação pra essa enfermidade que tem cura“ afirmou Raimunda Parente, que foi até o local para receber atendimento.

A campanha do Janeiro Roxo também visa lembrar da importância do diagnóstico precoce e do tratamento que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de romper com estigmas e discriminação que ainda giram em torno da hanseníase.

Sobre a Hanseníase

A doença acomete pessoas nas mais diversas idades – incluindo crianças – independentemente de gênero. A progressão da doença é lenta, e seu período de incubação é prolongado e pode durar anos. A hanseníase tem cura e, se tratada precocemente e de forma adequada, pode controlar a transmissão e evitar incapacidades e sequelas.

A principal forma de prevenção é o diagnóstico precoce. Com o início do tratamento a pessoa deixa de transmitir a doença. O diagnóstico de caso de hanseníase é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio do exame geral e dermatoneurólogico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.

O tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é feito com medicamentos orais durante 6 a 12 meses, dependendo da forma clínica. O paciente deve comparecer mensalmente ao serviço de saúde para ser examinado, receber a medicação e orientações.

Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA

Última modificação: 31 de janeiro de 2023