Festival Sabores de Santana reunirá grandes chefs da gastronomia nacional

30 de novembro de 2021

O Amapá receberá grandes chefs da gastronomia brasileira na primeira edição do Festival Sabores de Santana: um rio de sabores na cidade-porto do Amapá, que acontecerá de 03 a 05 de dezembro, na Praça do Fórum. Os renomados profissionais se apresentarão durante a oficina Cozinha Show, interagindo com os chefs locais e com o público no Espaço Flora Vila Gourmet, que será instalado no complexo gastronômico.

A programação contará com a presença dos chefs Antônio Filho (São Paulo), Gilmar Borges (Goiás), Ângelo Domiciano (Goiás), Pedro Alex (Rio de Janeiro), João Diamante (Rio de Janeiro), e da chef Floraci Dias, que marcarão presença na oficina Cozinha Show. Cada chef apresentará receitas e técnicas, com objetivo de promover a gastronomia com novos experimentos de técnicas e insumos locais, além de realizar um resgate da culinária raiz para o menu das empresas e próximos festivais.

Conheça os chefs convidados

Pedro Alex do Nascimento – Rio de Janeiro

O carioca Pedro Alex do Nascimento, sargento da Força Aérea Brasileira, atualmente chef de cozinha da Presidência da República, é formado em Gastronomia e Culinária; pós-graduado MBA em Planejamento e Gestão de Restaurante. É membro da Associação de Chefs de Cozinha e Restauranteurs Intercontinental (ACRIA), membro da Confraria dos Chefs do Estado do Rio de Janeiro (CONCHEFS), vice-presidente do Comitê Executivo de Implementação da Associação dos Chefs de Cozinha do estado do Rio de Janeiro. Serviu autoridades da República em vôos de aeronaves militares, incluindo quatro ex-presidentes. Premiado com o Dólmã, tornou-se Embaixador da Gastronomia Brasileira, pelo estado do Rio de Janeiro, e foi premiado com a medalha Alumini Diamante pela Universidade Estácio de Sá.

Chef Gilmar Borges – Goiás

À frente da Goiás Gastronomia, uma empresa dedicada ao estudo, pesquisa e valorização da gastronomia brasileira, o chef Gilmar Borges tem a cozinha raiz como foco de seu trabalho, mas, passeia com maestria desde a cozinha goiana até a cozinha internacional, dedicando uma atenção especial à pesquisa e valorização da cozinha ancestral, com foco nos biomas brasileiros, dando destaque ao cerrado e suas maravilhas. O chef Gilmar é autodidata e iniciou sua carreira em Brasília, tendo a oportunidade de cozinhar para o corpo diplomático de várias embaixadas, socialites da capital federal e órgãos governamentais. Formou-se como cozinheiro, Gard Manger e em Cozinha Regional pelo SENAC, com o apoio cultural das Embaixadas da Tailândia, da China e Indonésia; especializou-se em Esculturas em gelo, manteiga, frutas e legumes, uma das suas paixões, além de ter feito vários cursos da arte culinária no Brasil e exterior.

Chef Antonio Filho – São Paulo

Vencedor do prêmio nacional Dólmã 2015 pelo estado de São Paulo e Chef Embaixador da Gastronomia do estado de São Paulo em 2016, o chef Antonio Filho possui 20 anos de atuação no ramo gastronômico e é pesquisador da gastronomia brasileira, defensor da gastronomia sustentável e atuante no segmento das refeições coletivas e alimentação no varejo. É pós graduado em Gastronomia e Ciências dos Alimentos e MBA em Marketing. Atuou ao lado do chef francês Alain Poletto e chefiou a equipe gastronômica de eventos para a revista Viva São Paulo em parcerias do GPA e LC Restaurantes, sendo também ex-participante do reality show culinário Top Chef Brasil.

Chef Ângelo Domiciano – Goiás

Envolvido com a cozinha sensorial, mesclando neurociência e gastronomia, levando a proposta de uma nova experiência à mesa, trabalhando a culinária afetiva e indicado ao Prêmio Dólmã 2021, o chef Ângelo Domiciano é formado em Tecnologia em Gastronomia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Pirenópolis. Na profissão de cozinheiro, estudante/pesquisador, se encantou com a cozinha de alma, baseando seus trabalhos de pesquisa em estudos sobre as cozinhas de tradição e memórias afetivas associadas à gastronomia. Ângelo atualmente vem trabalhando em consultorias e eventos, com o objetivo de mostrar o que a cozinha regional tem de melhor, com seus sabores e histórias.

Chef João Diamante – Rio de Janeiro

Com base forte dentro de projetos sociais e, através da cultura, arte e educação, o chef João Diamante conseguiu ultrapassar diversas barreiras ao longo de sua jornada. Formado em Gastronomia, além das panelas e dos ingredientes, luta por uma sociedade mais justa e com equidade. É criador do projeto social Diamantes na Cozinha, onde utiliza a gastronomia como uma ferramenta de transformação. Além de ser ativista social é embaixador do Instituto Identidades do Brasil pela Igualdade Racial. Trabalhou com uma das maiores lendas da gastronomia mundial, o chef Alain Ducasse, no restaurante da Torre Eiffel, e como chef executivo do restaurante do Museu do Amanhã. Atualmente João é apresentador do Programa “Garimpeiros do Sabor” no canal Woohoo, comanda o restaurante Na Minha Casa e está em diversos programadas culinários da TV, como Mestre do Sabor e Fora de Rota no Globo Play, Comida que transforma, websérie no canal GNT, Somebody Feed Phil, da Netflix, e foi jurado da última temporada do Cozinheiros em Ação, da GNT. Em 2021 entrou na importante lista Forbes Under 30, que destaca os mais brilhantes empreendedores brasileiros com menos de 30 anos, em diversas categorias.

O Festival Gastronômico Sabores de Santana é uma realização da Prefeitura de Santana, do Governo do Estado do Amapá, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AP), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), com o apoio do restaurante Flora. Durante os três dias de evento, a entrada será gratuita.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 30 de novembro de 2021