“Daqui para frente, Santana será diferente”, disse prefeito na inauguração do Centro de Educação Profissional Bi Trindade

28 de dezembro de 2022

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

A noite de terça-feira, 27, ficou marcada na história dos cidadãos santanenses após a entrega do Centro de Educação Profissional em Arte e Cultura Bi Trindade, situado na Rua Adálvaro Cavalcante, bairro Nova Brasília.
O prédio, amplo e moderno, oferece uma estrutura com capacidade para atender 1.500 estudantes ao ano e promete ofertar cursos de qualificação profissional e técnicos de nível médio com abordagem artística, musical e de linguagens, além de contemplar um polo para o Programa Amapá Jovem.
O Centro, que leva o nome do músico e professor de francês Bi Trindade, funcionará enquanto escola remota dos Centros de Música Walkíria Lima; de Artes Visuais Cândido Portinari; e de Cultura e Língua Francesa Danielle Mitterrand.
Na oportunidade, o gestor municipal, Sebastião Bala Rocha, relembrou uma conversa que teve com Bi Trindade e outras personalidades atuantes do segmento cultural amapaense, e revelou um trecho do diálogo:

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

“Santana só vai ser forte o suficiente quando houver escolas para formação de artistas, por isso, enquanto ainda era deputado federal, encaminhei a emenda para o governo do Amapá, ciente que com o apoio do Estado nós teríamos condições de criar escolas para formar grandes artistas”, pontuou.
Ao todo foram investidos R$3,1 milhões, sendo R$1,1 milhão de contrapartida do Governo do Amapá e R$2 milhões de emenda parlamentar do até então deputado federal, Sebastião Bala Rocha, atual prefeito de Santana. Obra executada por convênio com o Calha Norte.
O governador do Estado, Waldez Góes, enfatizou a importância do respeito à história de pessoas que partiram, mas deixaram sua marca registrada para a história da cultura do Amapá.
“Estamos aqui eternizando o reconhecimento e a história de pessoas comprometidas com a educação e a produção cultural em respeito às nossas raízes. E é nossa obrigação enquanto governantes, homens e mulheres de manter viva essa história e esse legado”, frisou Waldez Góes.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

O prédio dispõe de 12 salas de aula, auditório para 135 lugares, laboratório de informática, laboratório de linguagens, laboratório para trabalhos com argila, madeira e serigrafia, além de calçamento, reservatório de água, drenagem, banheiros e plataforma de acessibilidade.
Como matricular-se?
Aos cidadãos que possuem interesse em lograr uma vaga na instituição poderão concorrer por meio de editais de chama pública, previsto para iniciar em 3 de fevereiro de 2023.
Luana Silveira | Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana
Contato: luanasilveirajor@gmail.com ou (96) 98131-1015