Cultura e arte: Prefeitura de Santana estimula a transformação visual na comunidade do Ambrósio

10 de janeiro de 2023

Foto: Anselmo Wanzeller | Acervo Prefeitura de Santana.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual e fomentar a realização de ações direcionadas à arte e cultura dentro da comunidade do Ambrósio, a Prefeitura de Santana por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop), desenvolve o projeto Colorindo Santana.

O projeto visa capacitar os moradores com o curso de pintura artística, pintura multicolorida que teve inicio 14 de dezembro e encerrará dia 31 deste mês. Após o curso, serão selecionados os alunos para desenvolverem na prática tudo que aprenderam. E assim, poderem realizar as pinturas nas casas o qual será o projeto piloto, que contemplará futuramente os demais bairros de Santana.

De acordo com o secretário adjunto da Semop, Elson Barbosa, os alunos serão capacitados para realizarem pinturas atrativas e com bons acabamentos.

“Os alunos foram selecionados através de uma chamada pública, com isso, eles poderão participar do curso de pintura artística para serem capacitados a desenvolver seus serviços com qualidade”, explicou Elson.

Os moradores participarão de forma efetiva na transformação visual e cultural do local, através do Colorindo Santana, visando influenciar na melhoria social e na qualidade de vida dos moradores, com as seguintes atividades: curso de pintura artística e pintura multicolorida nas casas da comunidade.

Tais iniciativas proporcionarão a definição de uma nova identidade visual e o empoderamento dos moradores como protagonistas do seu próprio bem-estar social, a fim de dissociar a comunidade do Ambrósio da visão de local em que reina a violência e a criminalidade.

Os alunos Emanuel Pantoja e Uany Mendes convergem na ideia de que a capacitação será a porta de entrada para o futuro, visto que pretendem seguir em profissões que exigem a técnica ensinada no curso.

Foto: Anselmo Wanzeller | Acervo Prefeitura de Santana.

“O curso nos ajudará muito, pois pretendemos continuar desenvolvendo nossos serviços na área das artes até mesmo para o nosso sustento, a capacitação nos proporcionará conhecimentos que levaremos para a vida”, afirmaram os alunos.

A Prefeitura de Santana adotou e está executando o projeto, que faz parte da prática de Justiça Restaurativa, elaborado pelos órgãos de defesa e promoção social, Ministério Público do Estado do Amapá (MPE) e Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP).

Anselmo Wanzeller | Assessor de Comunicação/Semop

Última modificação: 10 de janeiro de 2023