Prefeitura Municipal de Santana

Criança Alfabetizada: programa aponta melhores índices para o estado do Amapá

6 de julho de 2024

Na noite de quarta-feira, 3, ocorreu a solenidade do programa “Criança Alfabetizada”, que celebrou os resultados obtidos pelo Amapá. O projeto é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de garantir que todas as crianças do país sejam alfabetizadas até o término do ensino fundamental, além de reverter os impactos na aprendizagem causados pela pandemia.

O evento contou com a presença de prefeitos e secretários de educação dos 16 municípios do estado. Durante a cerimônia, eles tiveram acesso a dados detalhados fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Os números revelaram que o Amapá liderou o avanço na taxa de alfabetização na região Norte, ficando em terceiro lugar no ranking geral. Em 2023, 42% dos estudantes do 2º ano já estavam alfabetizados no estado.

Os resultados do “Criança Alfabetizada” refletem o comprometimento dos professores, gestores, secretários e prefeitos. Em 2019, 25% das crianças conseguiam ler no 2º ano; em 2021, durante a pandemia, esse índice caiu para 19%, mas no ano passado houve um aumento significativo para 42%.

“Eu defendo que a escola deve ser o prédio mais importante de uma via, de um bairro. Porque é esse equipamento público, junto aos servidores da educação, que é capaz de mudar o nosso futuro. A educação é a nossa prioridade, que gera um futuro e temos muitos desafios para superar ainda” afirmou o governador Clécio Luís.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Educação

Última modificação: 10 de julho de 2024

Comments are closed.

Pular para o conteúdo