Começou a vacinação contra a Covid-19 em Santana

19 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Santana iniciou, nesta terça-feira, (19), a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19. Em Santana, as primeiras doses da vacina CoronaVac alcançarão trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente de combate ao vírus no Centro de Operações Emergenciais Maria Tadeu (COE), Hospital Estadual de Santana, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os idosos da Casa da Hospitalidade.

Durante a vacinação simbólica, que ocorreu na Policlínica Maria Tadeu, a técnica em enfermagem Elza Gonçalves da Gama, de 57 anos, foi a primeira a receber o imunizante ministrado pelas mãos da enfermeira Jorsete Cantuária. “A chegada da vacina nos traz a esperança de dias melhores no combate a esse vírus”, comentou a técnica. Também foram imunizadas a profissional de serviços gerais Norma Oliveira Melo, 54 anos, e a biomédica Janaina Riana Rodrigues, de 33 anos.

O início da imunização representou um ato histórico para a saúde em Santana, em meio às mudanças previstas para o sistema de enfrentamento ao coronavírus no município. “Vamos reorganizar o sistema de atendimento a pessoas com suspeitas da Covid. Toda a Policlínica Maria Tadeu ficará exclusiva para o atendimento clínico ao coronavírus, para oportunizar as pessoas a um melhor atendimento. É só começo de uma grande mudança no combate a esse vírus”, disse o prefeito de Santana Bala Rocha.

O governador Waldez Góes reiterou que a chegada da vacina é mais uma ação para fortalecer o combate e a redução da taxa de transmissão viral na região. “A vacina é a largada para o processo de imunização e controle da Covid-19 em todo o país. O Governo do Estado dará toda assistência com insumos necessários para a atuação conjunta com os municípios durante as etapas de imunização. O compromisso é pela vida”, acrescentou o governador.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, lembrou que, durante o processo de imunização, a prefeitura estará comprometida com a informação para a população. “Importante que a população fique tranquila, pois deixaremos todos informados e atualizados sobre a vacinação. Esse momento é um grande passo no combate à pandemia”, disse a gestora.

Primeira etapa da vacinação

Em Santana, as primeiras doses da vacina CoronaVac alcançarão trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente de combate ao vírus na Policlínica e Centro de Operações Emergenciais Maria Tadeu (COE), no Hospital Estadual de Santana, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os idosos da Casa da Hospitalidade.

As direções das unidades enviaram uma lista com os nomes dos profissionais a serem vacinados nesta primeira fase.

Assim, nesta primeira etapa da vacinação, a população geral não deve procurar as salas de vacinação dos postos de saúde. Conforme as doses da vacina forem chegando gradativamente ao Amapá e distribuídas aos municípios, os grupos prioritários serão imunizados conforme as etapas do Plano de Imunização estadual.

Boletim Epidemiológico

O município de Santana registrou, até esta terça-feira, 19 de janeiro, 16.092 casos positivos de Covid-19, 278 casos em análise e 7.002 pessoas recuperadas.
Outros 3.923 casos foram descartados e 94 pessoas chegaram a óbito. Nenhum paciente aguarda transferência para leitos estaduais.
A Prefeitura de Santana alerta para que a população reforce os cuidados com a boa higienização, distanciamento social e demais condutas sanitárias, necessárias para combater o avanço da COVID-19.

Andreza Sanches / Prefeitura de Santana

Última modificação: 20 de janeiro de 2021