Combate ao sarampo: varredura vacinal encerra nesta quarta (24)

22 de fevereiro de 2021

O mutirão de vacinação contra o Sarampo encerra na próxima quarta-feira (24) e em Santana, a campanha já imunizou 7.961 pessoas contra a doença. Além da vacinação nas unidades de saúde, equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) continuam fazendo a busca ativa para vacinar quem ainda não está protegido. A imunização é a única forma de prevenir a doença.

O público-alvo são crianças de seis meses até adultos com 59 anos que ainda não tomaram a vacina. Quem tem entre 30 a 59 anos precisa receber pelo menos uma dose da vacina tríplice viral.

De acordo com o relatório da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde em Santana, até o último dia 18 de fevereiro, foram registradas 22 notificações da doença. Destas, 7 casos positivos, sendo Delta (1), Centro (1), Afuá (1), Fazendinha (1), Mazagão (2), Igarapé da Fortaleza (1) e Anauerapucu (3), que embora residam nessas localidades foram notificados em Santana. Do total de notificações, 6 foram descartados e 6 permanecem em investigação.

“É importante se proteger não só contra o sarampo, mas estar sempre em dia com todas as vacinas, pois muitas doenças que já estavam erradicadas, só voltam a circular entre a população em função dessas falhas na imunização”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. As unidades de saúde do município dispõem ainda das vacinas BCG, Hb, Tetravalente, VIP, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre amarela, Dtp e VOP (Gotinha) para a vacinação de rotina e atualização do esquema vacinal da população.

Sarampo

O sarampo é transmitido por vírus, uma doença infecciosa aguda e contagiosa, que pode ser transmitida por meio de secreções que são expelidas ao tossir, espirrar ou até mesmo falar.

Estão entre os primeiros sintomas: febre acima de 38,5o, manchas avermelhadas pela pele, que começam pelo rosto e atrás da orelha e em seguida, se espalham pelo corpo. Em média, os primeiros sintomas aparecem após 10 ou 12 dias do contato com o vírus.

Comunicação / Prefeitura de Santana

Última modificação: 22 de fevereiro de 2021