Cobertura vacinal de influenza cresce no município: Saúde reforça a importância da imunização

23 de maio de 2023

Após o anúncio do surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave no (SRAG) no estado, a prefeitura de Santana, em conjunto com a secretaria municipal de Saúde (Semsa) e outros órgãos, vem montando uma força-tarefa para aumentar a cobertura vacinal e diminuir os danos causados pela doença.

Dados da semana passada, apresentados pela Semsa, apontavam que 28.774 doses haviam sido aplicadas nos grupos prioritários alcançando apenas 35% da população. Um número muito abaixo do ideal que é 95% de cobertura vacinal.

A partir desses números, a secretaria municipal de Saúde adotou uma série de ações, como:
• Ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra a Influenza
• Horário estendido para imunização nas unidades básicas de saúde
• Busca ativa com as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF)
• Pontos itinerantes de vacinação em escolas, creches e supermercados
• Intensificação da vacinação nas áreas rural e ribeirinha
• Apoio da Van da Vacina, indo de bairro a bairro, levando a vacinação para mais perto da população

Todo esse trabalho trouxe um resultado positivo. O último boletim mostrou um aumento de 12% de cobertura vacinal em uma semana de ações, totalizando 47% até o momento.

Além da vacinação, é importante que a população siga as orientações de cuidados e mantenha os hábitos que previnem infecções respiratórias, como:
• Uso correto de máscara facial
• Se vacinar contra Covid-19 e influenza
• Usar lenço descartável para higiene nasal
• Procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
• Manter os ambientes bem ventilados
• Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe
• Evitar aglomerações e ambientes fechados
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Última modificação: 23 de maio de 2023