Centro Especializado em Reabilitação Mário Dias Tavares reabre para atendimentos

10 de junho de 2021

Na manhã desta quinta-feira, 10, a população do município de Santana voltou a contar com os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Mário Dias Tavares (CER IV). A unidade foi revitalizada e retomou as atividades com atenção especializada para o atendimento de pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva.

A entrega do Centro ocorreu dentro das medidas de prevenção contra a Covid-19 e foi transmitida pela página oficial da Prefeitura de Santana. O prefeito de Santana, Bala Rocha, rendeu homenagem ao saudoso Mário Dias Tavares, que dá nome à unidade, representado na ocasião pelo filho, João Batista. “A unidade foi revitalizada e está em pleno funcionamento, com equipe multiprofissional preparada para atender através de recursos terapêuticos que contribuirão para a qualidade de vida do paciente”, acrescentou o gestor.

Na oportunidade, o prefeito anunciou que a Prefeitura de Santana, com apoio do Governo do Estado, e através do Programa Viver sem Limite, do Governo Federal, ainda receberá mais de R$ 1 milhão em recursos para melhorar a estrutura da unidade. Além disso, o município também retomará em breve os atendimentos do CAPSI, ampliando os serviços para famílias que necessitam dos atendimentos especializados.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, lembrou que o Centro de Reabilitação estava há mais de um ano sem funcionar e, com o fechamento, a demanda reprimida chegou a cerca de 1.500 pessoas que dependem do atendimento na unidade. “Reabrir as portas do centro, agora mais organizado, com uma equipe multiprofissional comprometida, e acima de tudo, que garantirá um atendimento humanizado, representa o resgate, o olhar humanizado e o devido acolhimento às pessoas com deficiência que necessitam de um local e serviços adequados”, enfatizou a secretária.

Para o presidente da Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE), Herinaldo Nascimento, o funcionamento do centro é muito significativo para as famílias que têm filhos com alguma deficiência. “Nós sabemos perfeitamente da necessidade deste centro estar funcionando e das terapias que são necessárias aos nossos filhos para melhorar a qualidade de vida deles”, disse.

O Centro de Reabilitação possui consultórios médicos, de enfermagem, salas para atendimento terapêutico adulto e infantil, fonoaudiologia, audiometria, baixa visão, atividade de vida diária e em grupo, avaliação da integridade das vias auditivas (AASI e BERA), assistência social, fisioterapia, nutricionista, psicologia e sala de estimulação precoce, com ambientes adaptados para pessoas com necessidades especiais.

Programa de Reabilitação Pós Covid-19

A revitalização da unidade também proporcionou a implantação do Programa de Reabilitação Pós Covid-19. O município passa a prestar assistência ainda mais qualificada para pessoas que foram acometidas pela doença e que tiveram sua qualidade de vida comprometida pelas sequelas deixadas pela Covid-19.

O Centro oferecerá reabilitação fisioterapêutica às pessoas que, mesmo após o tratamento e a cura, permanecem com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais, em função do período em que ficaram internadas e acamadas.

Apoio emocional

Em função do índice de casos de transtornos emocionais devido à pandemia da Covid-19, outra novidade do Centro é o acolhimento a estes pacientes com a oferta de práticas integrativas e complementares que também serão disponibilizadas.

Os atendimentos serão voltados a pessoas que foram acometidas pela Covid-19, familiares que perderam seus entes queridos na pandemia, crianças que apresentam dificuldades de compreender o contexto da pandemia e profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

O atendimento será feito por profissionais da Saúde Mental na reabilitação, resgate e fortalecimento de vínculos através de troca de experiências temáticas voltadas a essa reabilitação.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 10 de junho de 2021