Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil já está funcionando; saiba como buscar atendimento

3 de janeiro de 2022

A Rede de Atenção à Saúde Mental no município de Santana ganhou reforço com a reabertura do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi, que está funcionando em novo endereço, localizado na rua Adálvaro Cavalcante, 941, no centro da cidade. O CAPSi Santana é uma unidade de referência em atendimento a crianças e adolescentes que apresentam agravos por transtornos mentais ou por decorrência de uso nocivo de álcool e outras drogas.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O CAPSi conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra, pedagogo, enfermeiro e técnico em enfermagem.

O atendimento na unidade CAPSi ocorre por meio de demanda espontânea ou encaminhamento de unidade da rede municipal de saúde e de Centros de Referência em Assistência Social. Para o primeiro atendimento é indicado que o paciente esteja acompanhado de familiar ou responsável legal. É necessário apresentar documentos pessoais e cartão do SUS.

“O público que já era atendido na Casa da Hospitalidade será atendido no novo endereço, dando continuidade às terapias. A Secretaria de Saúde atua em quatro frentes para reorganizar o acesso ao serviço, que vai atender tanto o público que já fazia o acompanhamento como novos usuários, além de pacientes de uma lista de espera reprimida e prontuários que foram perdidos na gestão anterior”, explica o coordenador Municipal de Atenção à Saúde Mental, Huelton Sosinho.

Passo a passo do atendimento psicossocial de acolhimento inicial

1º – Os pais ou responsáveis devem ir à Unidade de Saúde, munidos dos documentos e cartão do SUS da criança ou do adolescente para receber o primeiro acolhimento.

2º – A equipe de Atenção Básica realiza a triagem e observando a necessidade de atendimento especializado (transtornos graves e persistentes) e encaminha o paciente para o Centro de Atenção Psicossocial.

3º – A equipe multidisciplinar do CAPSi avalia as necessidades do usuário, considerando seu contexto histórico, social e psicológico e organiza um Plano Terapêutico Singular.

4º – A partir do Plano Terapêutico Singular, inicia-se um acompanhamento em que o usuário recebe apoio psicossocial baseado em atividades culturais e sociais, objetivando a reabilitação psicossocial.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 3 de janeiro de 2022