Você já ouviu falar do Cemitério Cumaru? Ele está localizado às margens do Rio Amazonas, numa área que fica aos fundos de um matadouro particular no bairro Novo Horizonte, no município de Santana. Segundo relatos dos próprios moradores, o cemitério foi criado pelos ribeirinhos que viviam na Ilha de Santana.
Não se tem muitas informações sobre o Cemitério Cumaru, o que se sabe é que surgiu na década de 1950 e que na época os caixões eram feitos pelas famílias dos falecidos que ainda custeava a travessia da ilha para o lado do cemitério.
O Cumaru ficou ativado até o ano de 1977, após o Governo Federal ceder um espaço para a construção de um novo cemitério municipal. Na época a administração do então Cemitério SantAna começou o trabalho de remoção dos restos mortais dos sepultados , porém, cerca de 80 sepultaras permaneceram no local, além da Capela e cruzeiro .
Pela estrutura que ainda existe no Cumaru é possível ver que não se tinha um cronograma estrutural de ordens, os túmulos de crianças e adultos eram todos misturados. Além disso, sabemos que a desocupação se deu também devido à erosão da força da maré no local”, disse Roniere Coelho Andrade- administrador do cemitério municipal de Santana.
O secretário de desenvolvimento urbano e Habitação, Helder de Lima, destacou que neste dia 2 de novembro, será permitido a entrada de pessoas que desejam presta homenagens aos seus entes queridos, a partir das 08h da manhã.
Tombamento
No ano de 2018,o vereador Rarison Santiago, apresentou o Projeto de Lei , solicitando o tombamento, por interesse histórico e cultural, do Cemitério Cumaru, e em julho de 2020 o Pl foi finalmente dado como lei.
Curiosidade
Entre os sepultados mais antigos, está o holandês Peter Van Schepemberg, que manteve uma famosa serraria na Ilha de Santana entre as décadas de 1950 e 1960, e chegou a ser um dos maiores fornecedores de madeira no Brasil. (Informações do Blog SantanadoAmapá).
Keila Góes – Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMDUH)
Última modificação: 21 de outubro de 2022