Prefeitura Municipal de Santana

Carnaval de Santana: Oficina de customização de abadás oportuniza faturamento extra para microempreendedores

7 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Luana Silveira.

O carnaval é uma das épocas mais aguardadas pelo setor comercial devido à movimentação financeira e ao faturamento extra que o período proporciona.

Pensando nisso, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Economia Solidária e Agricultura (SEMDES), ofertou gratuitamente oficinas de customização de abadás, confecção de adereços carnavalescos, maquiagem e penteados para a população santanense.

Os cursos tiveram início na manhã desta quarta-feira, 7, no Shopping Popular, área portuária do município. A primeira atividade do dia foi a customização de abadás, ministrada pelas costureiras Dina e Ivete Moura, que ensinaram técnicas de corte e costura para as alunas matriculadas.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Luana Silveira.

Costurando ‘Vidas’

Maria Goreth Chaves, de 58 anos, trabalha com a venda de roupas usadas e afirma que a capacitação surgiu como uma oportunidade para garantir uma renda extra durante o período carnavalesco.

“Eu sempre tive muita vontade de aprender corte e costura para ter uma renda para mim, mas muitas vezes os cursos são pagos e eu não conseguia participar. Agora, com essa oportunidade, estou tentando aprender. A instrutora nos ensinou várias técnicas, como dobrar bainha, colocar um zíper, refazer costuras. Se eu conseguir dominar essas habilidades, já posso ter uma renda extra, o que seria muito bom. Por isso, é importante aprender a fazer tudo certinho para poder trabalhar”, relatou dona Maria Goreth.

As oficinas terão continuidade na tarde desta quarta-feira, 07, na Instituição Jumper, localizada na Avenida Castelo Branco, 805. Os cursos acontecerão simultaneamente, das 16h às 18h. Os interessados podem se inscrever no momento da aula.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Santana

Última modificação: 7 de fevereiro de 2024

Comments are closed.