Prefeitura Municipal de Santana

Capacitação para microscopistas: Santana recebe curso de atualização em diagnóstico laboratorial

26 de abril de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana, em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá, participou de um curso de capacitação e atualização em diagnóstico laboratorial de hemoparasitos. A qualificação, realizada no Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (LACEN), teve início no dia 22 de abril e encerrou-se nesta sexta-feira, 26.

O objetivo do treinamento foi aperfeiçoar as habilidades dos microscopistas no diagnóstico de doenças como malária e doença de Chagas, utilizando o método da gota espessa, também conhecido como método da lâmina.

Acervo Prefeitura de Santana.

Santana foi contemplada com 4 vagas para o curso, que contou com a participação de três agentes de combate às endemias (ACE) e uma técnica em laboratório. Todos os profissionais atuam nos postos de notificação da malária, sendo 2 na zona urbana e 2 na zona rural do município.

É importante ressaltar que essa capacitação é realizada uma vez por ano, visando garantir a qualidade dos serviços prestados na área de diagnóstico laboratorial e fortalecer as ações de combate às doenças transmitidas por vetores.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirma o compromisso com a qualificação dos profissionais de saúde e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

Ívina Oliveira
Assessoria de comunicação
Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 26 de abril de 2024

Comments are closed.