Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar informações de saúde

28 de setembro de 2021

A Prefeitura de Santana está convocando as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família para comparecerem às Unidades Básicas para fazer a atualização das informações de saúde. Durante a atualização, será checado se os beneficiários estão em dia com o calendário de vacinação, haverá o acompanhamento da pesagem e estatura das crianças, além de pré-natal, no caso das gestantes.

Um dos critérios para o recebimento do benefício é o cumprimento da condicionalidade de saúde, pois assim são garantidos à população os serviços da Atenção Básica ligados à vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança menor de sete anos, além do pré-natal da gestante, assistência pós-parto e a vigilância nutricional.

Para a atualização das informações, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças, e a(o) responsável legal (ou mãe) deve levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.

As famílias são acompanhadas obrigatoriamente duas vezes ao ano e devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima em seu bairro. Os que deixarem de cumprir as condicionalidades podem ter o benefício suspenso.

Acompanhamento:

– Famílias com crianças menores de 7 anos: acompanhamento de peso, altura e vacinação conforme calendário do Ministério da Saúde.

– Famílias com mulheres entre 14 e 44 anos: acompanhamento de peso e altura.

– Famílias com gestantes, nutrizes e lactantes: acompanhamento do pré-natal, peso e altura.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 28 de setembro de 2021