Agosto Lilás tem ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a Mulher nas Unidades de Saúde

17 de agosto de 2021

Agosto Lilás é um mês dedicado à conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha é intensificada em todas as unidades de saúde do município, com ações de apoio, acompanhamento e orientações, para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. A abertura das atividades ocorreu na UBS Ilha de Santana e nesta terça-feira, 17, a programação continuou no Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares, com roda de conversa com psicólogas do Grupo de Apoio Emocional Elos.

As unidades reúnem atividades como palestras educativas, debates, rodas de conversa com orientações que trabalham a valorização, autoestima e a saúde emocional das mulheres. “É preciso conscientizar a sociedade e encorajar as vítimas a denunciarem para romper com esse ciclo de violência que tem matado milhares de mulheres no próprio seio familiar ou deixado sequelas físicas e psicológicas permanentes”, destacou a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

Agosto Lilás é uma campanha nacional realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra as mulheres, por meio de ações de mobilização sobre o tema.

Várias atividades ainda serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde. Confira a programação:

18.08 – UBS Igarapé do Lago

19.08 – CAPS AD