Agentes de fiscalização ambiental atuam na apreensão de madeira ilegal

10 de março de 2023

A regra é clara: é proibido vender e retirar madeira ilegal, mas mesmo assim os flagrantes dessa situação continuam

A equipe de fiscais da Coordenadoria de Meio Ambiente de Santana, juntamente com o Batalhão da Polícia Ambiental, apreendeu madeira ilegal, fruto da extração ilegal que vem
ocorrendo no estado. Desta vez a ação ocorreu na Vila Nova , Retiro Canto do Sabiá. Foram apreendidos mais dez dúzias de madeiras de várias espécies diferentes.

Segundo o Subsecretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação- Semduh, as equipes estão diariamente dando apoio para os setores que atuam diretamente na preservação do meio ambiente.
“É crime comercializar e extrair madeira ilegal . Este tipo de ato afeta diretamente nosso meio ambiente, uma vez retirado de forma errada a madeira as espécies correm risco de extinção e violação ao nosso meio ambiente. Nossos profissionais estão apto a atuar em qualquer situação. Sempre que necessário e solicitado estamos acompanhand e fiscalizando”, disse João Carlos.

Imagem: acervo PMS.

O subsecretário ainda explica que existe uma lei que é aplicada para quem comete o crime ambiental quanto a extração e comercialização de madeira .
“ A lei 9.605/98, foi elaborada com o objetivo de trazer punições administrativas e penais para condutas e atos que causem danos ao meio ambiente.”, afirmou .
Ainda segundo a lei que foi criada em 12 de fevereiro de 1998 de número 9.605, destruir
ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: Pena – detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Keila Góes

ASCOM SEMDUH