Ação Saúde Itinerante realiza cerca de mil atendimentos em Ilha de Santana

3 de julho de 2021

O sábado, 03, foi de atendimento de saúde para a comunidade do distrito da Ilha de Santana. A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promoveu na região, a primeira ação Saúde Itinerante com a oferta de diversos serviços para a população. Cerca de mil atendimentos foram realizados com apoio do Governo do Estado, através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Marinha do Brasil e secretarias municipais.

Os atendimentos foram concentrados na Unidade Básica de Saúde José Orivaldo dos Santos Sena, e as salas da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva se transformaram em consultórios para receber a população. Cerca de 100 profissionais estiveram envolvidos na ação, composta por médicos, odontólogos, ginecologistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de saúde do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), além de equipes multiprofissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), compostas por psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Foram realizadas 144 consultas médicas, além de coleta para exames laboratoriais de rotina e sorologia para sarampo; mais de 250 atendimentos odontológicos, entre aplicação de flúor, restauração, exodontia, extração, distribuição de kit de higiene bucal e palestras educativas. Equipes de Vigilância Epidemiológica e Ambiental também atuaram com orientações à população e vacinação antirrábica. Houve avaliação nutricional e testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A ação contabilizou cerca de 400 doses de vacinas aplicadas contra sarampo, influenza e covid-19, e ainda, mais de 200 atendimentos com a dispensação de medicamentos para a população.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, acompanhado de equipe técnica e do superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, participou da ação. “Esta é uma forma de aproximar as famílias dos serviços básicos da saúde, principalmente para que aquelas que encontram dificuldades de se deslocar até os centros urbanos possam receber atendimento especializado”, mencionou o prefeito, agradecendo a parceria do Governo do Estado.

A ação também ocorreu de casa em casa com a ajuda de 15 equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que visitaram moradores em ramais da região para vacinar contra o sarampo e a influenza. “Esta é uma ação importante que proporciona uma série de serviços fundamentais para a população, como o enfrentamento ao sarampo. O Estado dispõe de 15 equipes de vacinadores que estiveram em campo na Ilha de Santana para a cobertura vacinal. Santana está de parabéns por esse olhar para a população, e o Governo do Estado estará sempre disposto a dar esse apoio”, afirmou Dorinaldo Malafaia.

A dona de casa Raimunda Soares, 52 anos, aproveitou a ação para fazer uma visita ao odontólogo. Foi atendida e elogiou a iniciativa da prefeitura: “O melhor é a gente receber o atendimento bem pertinho de casa. Fazia muitos dias que eu estava precisando de uma consulta e hoje consegui. Essa ação é muito boa”, comentou a moradora.

Para a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, é essencial que o serviço chegue até a comunidade: “O Saúde Itinerante representa a nossa missão que é fazer com que o cidadão tenha acesso aos serviços que ofertamos, que a saúde chegue mais perto e as pessoas se sintam acolhidas pelo poder público. Esta é a primeira ação realizada, com envolvimento de toda a equipe e parceiros importantes, como o Governo do Estado, nos ajudando a levar saúde e cidadania às pessoas”, concluiu a gestora.

A programação contou com ações do Projeto Samuzinho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Santana, com orientações de primeiros socorros, Defesa Civil, atividades da Coordenadoria Municipal de Políticas para Juventude (COMJUV), que iniciou o diagnóstico da juventude na região e da Secretaria Municipal de Educação (SEME), com o Programa Busca Ativa Escolar. A ação Saúde Itinerante atenderá outras localidades da área urbana e rural do município.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 3 de julho de 2021