Ação Itinerante levará atendimentos de saúde à moradores de Ilha de Santana neste sábado, 03

Em: 1 julho, 2021

Com o objetivo de descentralizar os serviços básicos em saúde e o cuidado necessário aos cidadãos, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promove neste sábado, 03 de julho, no distrito Ilha de Santana, a ação Saúde Itinerante. Os atendimentos serão ofertados na Unidade Básica José Orivaldo dos Santos Sena e Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, nos horários de 9h às 16h, beneficiando moradores do centro e ramais da região.

Haverá atendimento médico, consultas com psicólogo, fisioterapeuta, avaliação nutricional, vacinação contra o sarampo e a influenza, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de Sífilis e HIV, planejamento familiar, emissão de carteira do SUS, atendimento odontológico, atenção farmacêutica com palestras, dispensação de medicamentos, preservativos e insulina. Além de teste rápido para malária, vacina antirrábica, palestras e orientações com equipes da Vigilância Epidemiológica.

“O objetivo é chegar mais próximo das comunidades, ofertando os serviços, mas também orientando quanto a importância de cuidar da saúde, da prevenção de doenças e a prática de hábitos saudáveis. Nossa prioridade é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços da saúde pública e fortalecer esse vínculo de cuidado com a população”, enfatiza a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

A ação contará com apoio do Governo do Estado através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Capitania dos Portos do Amapá, e parceria da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Juventude, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Educação (SEME), que fará a identificação de crianças e adolescentes fora da escola, através de ações do Programa Busca Ativa Escolar.